em

Convenções partidárias começam definir cenário eleitoral em Ponta Grossa

Partido Verde homologou apoio à pré-candidatura de Elizabeth Schmidt a prefeita; PSD e PSDB realizam convenções na sexta-feira

Em convenção municipal na sexta-feira, PSD deve anunciar quem será o pré-candidato a vice ao lado de Elizabeth Schmidt (Foto: Arquivo DC)

A vice-prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), que anunciou na última sexta-feira (28) por meio de vídeo em suas redes sociais, sua pré-candidatura a prefeita, já conta com o apoio do Partido Verde para o pleito, homologado em convenção na noite de segunda-feira (31), e está bem perto de ter oficializado o apoio do PSDB, do prefeito Marcelo Rangel.

Ao Diário dos Campos, o presidente municipal do PSDB, Felipe Passos, afirmou que a tendência é que o apoio seja homologado na sexta-feira (4), quando ocorre convenção municipal da legenda. “Também deveremos contar com o apoio do Avante, que deve oficializar o apoio em sua convenção e estamos em conversas com o PSL”, afirma o presidente da comissão executiva municipal do PSD, Elizeu Chociai.

A expectativa é que o suspense em torno de quem será o pré-candidato a vice de Elizabeth também tenha um fim nesta semana. Segundo Chociai, o nome deve ser divulgado na sexta-feira, na convenção municipal do PSD, marcada para as 19 horas, na Câmara de Vereadores, quando o partido deve oficializar o nome de Elizabeth na disputa para o Executivo. A expectativa do PSD é lançar chapa completa – com 29 nomes – para a disputa do Legislativo.

Na noite de segunda-feira, na Câmara, em convenção municipal, o Partido Verde homologou a chapa com 29 candidatos a vereadores e o apoio à pré-candidata Professora Elizabeth Schmidt. A expectativa, explica o presidente municipal do PV, Filipe de Oliveira Chociai, é que a legenda consiga fazer entre 18 mil a 20 mil votos e garantir assim duas ou três cadeiras na para a próxima legislatura.

Mais

Além do PSD, o PSDB também realiza sua convenção municipal na sexta-feira, na Câmara de Vereadores. Já o Partido dos Trabalhadores (PT) definiu sua convenção municipal para domingo (6), por aplicativo de reuniões online devido à impossibilidade de encontro presencial por causa da pandemia de covid-19. Além da escolha de titulares e suplentes, com sorteio dos números de campanha para concorrer nas próximas eleições, a convenção também vai discutir e deliberar sobre as propostas do PT para o pleito que se aproxima. A reunião deve confirmar a candidatura ao Executivo Municipal do Professor Edson Armando Silva.

Márcio Ferreira desiste de pré-candidatura

Em pronunciamento ao vivo na sua página do Facebook no início da noite de ontem (1°), o ex-secretário municipal de Serviços Públicos, Márcio Ferreira (PSL), anunciou que não disputará a eleição municipal para o cargo de prefeito.

“Com muita dor no coração, conversei com toda a minha família e tomei a decisão que a minha família queria. E, por isso, não sou [pré-]candidato a prefeito de Ponta Grossa”, destacou, ressaltando que não deixará de participar ativamente da eleição e desejando sucesso aos candidatos que disputarão o pleito. Ao deixar o cargo de secretário em junho, Ferreira pretendia concorrer ao cargo de prefeito e para isso esperava o apoio do grupo político do prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

No entanto, na sexta-feira (28) a vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) oficializou, por meio de vídeo em suas redes sociais, sua pré-candidatura a prefeita. No dia seguinte, em entrevista ao Portal DCmais, Rangel ressaltou apoio à pré-candidatura de Elizabeth, reforçando, no entanto, que o empenho seria para tentar unir o grupo, esperando, para isso, contar com o apoio de Ferreira, que passou então a ser cotado como possível vice na chapa de Elizabeth. Mais cedo, nesta terça-feira, Ferreira havia afirmado ao Diário dos Campos, que foi convidado para ser vice de três partidos, mas que não seria “vice de ninguém”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.