em

Como posso abrir minha mente nesse tempo difícil de incerteza?

Por Luciano Salamacha

Aceitar

Quando estamos falando que alguém tem que pensar com a mente aberta estamos querendo dizer que a pessoa precisa se libertar de alguns limites que determinam até onde vai a sua capacidade criativa e também a sua capacidade de aceitar opiniões, de aceitar o pensamento do outro, de aceitar que a sua lógica pode não ser mais a lógica que predominará, que estará presente no futuro. Vou te dar um exemplo. Duas pessoas começam a conversar a respeito de uma inovação que está acontecendo na empresa.

*****

Premissas

Entretanto, uma das pessoas está muito agarrada ainda com os pensamentos que a empresa vinha praticando até aquele momento. Essa pessoa tem dificuldades em pensar de maneira diferente, pois toda vez que os seus colegas a convidam a pensar esse ângulo como uma nova fórmula, uma nova maneira de interpretar a realidade, esse colega, esse profissional volta para o passado e tenta reconstruir o futuro utilizando as mesmas premissas do passado. Evidente que aí o calor da relação aumenta, as pessoas começam a discordar consideravelmente e a equipe acaba sendo fragmentada quando os dois lados na verdade queriam o melhor para a empresa.

*****

Declinar

Por isso a minha recomendação para quem quer abrir a sua mente para novas ideias é lembrar que você não vai conseguir fazer isso sem que antes você se disponha a ampliar os limites, ampliar a banda do seu raciocínio principalmente declinando de algoritmos, declinando da maneira pela qual você pensava e aceitando que outras maneiras de processar a realidade e ponderar a respeito de algo sejam colocadas. É assim! Quando estamos dispostos a abrir os nossos limites que começamos também a abrir a nossa mente. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.