em

7 fotógrafos paranaenses que você precisa conhecer

O Paraná é pródigo em contar com fotógrafos de renome. Nas mais diversas categorias, é possível encontrar personalidades de destaque, o que faz com que seja difícil apontar quais são os melhores fotógrafos em atuação. Ainda assim, o DC resolveu se arriscar, apresentando sete dos inúmeros profissionais que sabem transformar a boa imagem em uma obra de arte, um registro para a vida inteira.

A seleção abaixo leva em consideração sete categorias e se baseia nos nomes que mais tiveram destaque recente na mídia, que receberam prêmios de maior relevância ou se especializaram de tal modo que são a principal referência em seu segmento. Confira os sete fotógrafos do Paraná que você deveria conhecer:

 

Estilo Newborn: Emily Boff Zadinello

Popularizado no Brasil especialmente nesta década, o estilo newborn consiste em fazer o registro do bebê recém-nascido, em poses que remetem à maneira como ficavam na barriga de suas mães. O blog Mimo Infantil realizou, em 2018, uma seleção dos 150 fotógrafos de mais destaque neste segmento. No Paraná, Emily Boff Zadinello, de Foz do Iguaçu, aparece como uma das profissionais que há mais tempo se dedica às fotografias desse tipo. Ela faz parte da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos (ABFRN), e é especialista em registrar fotos de recém-nascidos, gestantes e infantis.

 

Paisagem e aventura: Peterson Strack

O fotógrafo ponta-grossense Peterson Strack conquistou medalha de ouro no Brasília Photo Show 2018. O festival teve mais de 12 mil fotografias inscritas em diversas categorias. Seu trabalho intitulado Pesca Artesanal da Tainha foi um dos destaques do festival, levando o primeiro lugar na categoria de Landscape/Adventure. O registro foi feito na praia de Bombinhas, litoral de Santa Catarina. Além de fotógrafo profissional, Strack é consultor ambiental e tem experiência em fotojornalismo. Isso permitiu que, nessa imagem em específico, soubesse acrescentar à natureza o aspecto humano e social do registro.

 

Jornalismo: Henry Milléo

Henry Milléo conquistou em 2017, pela segunda vez, premiação no Pictures Of The Year Latin America (POY Latam), na categoria Deportes Série. Seus registros dos “Garotos Boxeadores Cubanos” mostrou meninos com idade entre seis e nove anos treinando boxe na periferia de Havana. Fotógrafo freelancer, o piraiense vive em Curitiba e já trabalhou na imprensa on-line e impressa em Ponta Grossa e na capital. Atualmente tem participações importantes internacionais também. Uma de suas fotos figurou na capa da edição americana do El País neste mês, mostrando o cenário de uma comunidade sem-terra do Brasil.

 

Casamento: Joel Perez

O Inspiration Awards é considerado o mais importante prêmio do Brasil e um dos mais importantes do mundo para fotógrafos e videomakers de casamento. Em sua edição 2018, Joel Perez conquistou o primeiro lugar. Atuando profissionalmente desde 2011, Perez acredita que sabendo mais sobre pessoas do que propriamente sobre fotografia pode melhorar suas imagens, por isso investe no aspecto humano dos registros. Ele vem se especializando nas fotos de casamento, dando destaque à simplicidade e a elementos da natureza.

 

Drone: Guilherme Pupo

Guilherme Pupo é um fotógrafo paranaense que vem ganhando destaque por um estilo de imagem que ampliou espaço com a popularização da tecnologia para fotos aéreas. Ele foi premiado com a realização de fotos feitas por drone em Curitiba. Seu projeto “Curitiba Aérea” propõe uma forma diferente de ver a capital, e seus registros já ilustram calendários e exposições. Uma das imagens feitas no calçadão da Rua XV deu a ele prêmio em concurso da revista holandesa LensCulture, e Pupo também recebeu menção honrosa no prêmio Drone Awards, no ano passado.

 

Fauna e flora: Marcelo Krause

O fotógrafo curitibano Marcelo Krause, engajado na preservação do meio ambiente, já publicou livros com belas imagens da fauna e flora pantaneira, premiadas no Festival Mondial de L’image Sous-marine, no BBC Wildlife Photographer e no Itaú Avistar de fotos de aves. Ele possui dezenas de artigos publicados em revistas especializadas como Mergulho, National Geographic Brasil, BBC Wildlife Magazine e Náutica. A foto nomeada como Highly Commended foi destaque no BBC Wildlife Photographer of the Year 2010, o “Oscar” da fotografia de natureza.

 

360 graus: Celso Margraf

Fotógrafo certificado como profissional de confiança pelo programa Google Street View Trusted e premiado em concursos nacionais e internacionais, um dos destaques do trabalho atual do ponta-grossens Celso Margraf são as fotos em 360 graus. Com elas é possível ter a sensação de estar visitando um local, possibilitando a interatividade de quem olha. Seu trabalho tem sido cada vez mais procurado para registrar ambientes por arquitetos, empresários ou para expôr espaços abertos como pontos turísticos e fazendas abertas a visitação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.