O secretário de Estado de Esporte, Helio Wirbiski, recebeu nesta sexta-feira (6), em Curitiba, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Teixeira. Na oportunidade, foram discutidos assuntos sobre políticas públicas e possíveis parcerias entre o Governo do Paraná e a entidade.
Durante a visita, o presidente do COB elogiou a gestão esportiva do Governo do Paraná. “O Comitê Olímpico reconhece a excelência do esporte no Estado. O atletismo, por exemplo, sempre foi uma modalidade de referência no País e o Paraná faz um ótimo trabalho no CNTA [Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, em Cascavel], assim como a ginástica no Cegin [Centro de Excelência de Ginástica do Paraná, em Curitiba] e no Agir [Associação de Ginástica Rítmica]”, disse.
Destaque no esporte
Outro destaque do esporte paranaense foi o primeiro lugar do Estado nos Jogos da Juventude de 2022 – competição destinada a jovens de 15 a 17 anos organizada pelo COB. Em 2024, a competição será disputada em João Pessoa, na Paraíba, entre 13 e 28 de novembro. De acordo com o secretário Wirbiski, o Paraná está de portas abertas para receber em 2026 a etapa nacional dos Jogos da Juventude. “Seria um enorme prazer para o nosso Estado receber este importante evento, último degrau dos atletas antes de ir para os Jogos Olímpicos”, declarou.
Wirbiski também fez apelo para que o COB ajude no desenvolvimento dos atletas que fazem parte da rede esportiva paranaense. “É a nossa prioridade. A diferença entre medalha ou não é o investimento, se não tiver gestão, se não tiver política pública e investimento na base, não vai ter resultado”, afirmou o secretário.
Possibilidades de parceria
Uma das possibilidades discutidas para formação de atletas de alto rendimento foi uma parceria da Confederação Brasileira de Atletismo junto às estatais nacionais, para atrair investimentos que facilitem a gestão do espaço, que já recebeu campeonatos nacionais e internacionais, além de ter sido sede de uma etapa regional dos Jogos da Juventude, do próprio COB.
“É muito importante que exista união entre o sistema público e o sistema privado para a evolução do esporte no País. O sistema público tem uma contribuição fundamental no processo e na formação e desenvolvimento dos atletas de base”, afirmou o diretor de esportes da Secretaria de Estado do Paraná (SEES), Cristiano Barros D’El Rei.