em

Ponta Grossa zera demanda por plasma contra covid-19

Foto: Arquivo DC

Ponta Grossa zerou a demanda por plasma no tratamento contra covid-19. O uso do plasma é um dos esforços adotados para evitar o agravamento dos casos de pacientes internados com covid-19. A estratégia foi de aplicação do chamado “plasma hiperimune” ou “plasma convalescente” foi adotada ainda em 2020.

O material, extraído do sangue de doadores que já tiveram a doença e se recuperaram, segue como uma das alternativas, e aparentemente teve bons resultados. Mas, em Ponta Grossa, a demanda pelo material vem diminuindo. Nos últimos 30 dias, não houve nenhuma solicitação a partir de hospitais da cidade.

Plasma contra covid

A informação é da chefe interina do Hemonúcleo em Ponta Grossa, Danielle Chiarello. “Aqui em Ponta Grossa não tivemos solicitação de plasma hiperimune pelos hospitais nos últimos 30 dias. Estamos fornecendo à rede estadual conforme a solicitação. Chegamos a ter mais pedidos do que doadores, mas agora essa situação se inverteu”, diz Danielle

Segundo ela, o município também diminuiu o número de doadores, mas eles ainda existem. “Temos doadores. O material não está sendo utilizado na cidade, mas a gente acaba fornecendo para a rede. Irati é uma cidade que solicitou bastante plasma pra nós”, informa.

O tratamento

Em Ponta Grossa, o Hospital Bom Jesus foi pioneiro na utilização do plasma em pacientes com covid-19, em setembro de 2020. Em fevereiro de 2021, já haviam sido coleadas 175 bolsas do material, que foram utilizadas em 98 pacientes dos hospitais  Bom Jesus e Unimed.

O plasma é um dos componentes comuns no sangue de qualquer doador. No casos de pacientes recuperados da covid-19, os primeiros estudos sugeriram que os anticorpos gerados no processo de recuperação da doença, transfundidos ao enfermo em estado grave, passam a combater o novo coronavírus. O tratamento ainda é considerado experimental.

Hemepar

O projeto-piloto do estudo sobre os efeitos do plasma de pacientes recuperados começou no Hemepar de Curitiba em maio de 2020 e faz parte das ações da Secretaria de Estado da Saúde para viabilizar alternativas de tratamento e minimizar a gravidade dos casos de covid-19 no Paraná.

Quem pode doar plasma convalescente

Apesar de a demanda ter diminuído em Ponta Grossa, o hemonúcleo continua recebendo  doações, que são encaminhadas para uso em hospitais do Paraná conforme solicitado pela Secretaria de Estado de Saúde. O Hemonúcleo em Ponta Grossa fica na Rua Augusto Ribas, 131, ao lado do Hospital Municipal. Veja quem pode doar na sede do Hemonúcleo:

– Homens e mulheres com idades entre 18 e 59 anos

– Mulheres não podem ter passado por gestações

– Apresentou sintomas leves de covid-19

– Pesar mais de 55 quilos

– Estar no período entre 45 e 60 dias da data do diagnóstico do vírus

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.