em

Ponta Grossa está em platô da covid-19, afirma FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirma que o município está em um platô da covid-19. A informação foi repassada pelo secretário adjunto em Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco.

“O município se encontra em cenário de platô da covid-19, com média móvel estável, (…) há 14 dias mantendo a média móvel”, disse. Os dados divulgados pelo boletim apontem uma variação de até 48% entre a menor e a maior média diária no período. Mas Manjabosco afirma que a FMS trabalha com cálculo diferente, mais preciso.

“A gente se baseia nos casos confirmados por data diagnóstica, que é o correto e o que a gente usa. Porque o boletim traz os casos confirmados, com delay de informação entre um dia e outro”, informou.

Gráfico da FMS demonstra evolução de contágios

Médias da covid-19

A reportagem do DC e portal dcmais refez os cálculos, baseados nos dados por data de diagnóstico, conforme disponível no Painel Saúde da prefeitura. Nos últimos 14 dias, a variação da média móvel foi de aproximadamente 17% (máxima de 63,4 e mínima de 54), conforme dados colhidos até as 16 horas de sexta-feira (25).

De fato, o percentual está muito próximo de 15% que, segundo a FMS, seria indicativo de estabilidade. No entanto, diferente dos dados dos boletins, as estatísticas no painel sofrem constante atualização. O dia 19/09, que até o início da tarde dessa sexta-feira aparecia com 36 casos, no final da tarde teve mais dois casos incluídos, por exemplo.

Platô – Quando a evolução no número de casos ou óbitos tem pouca variação, em várias semanas epidemiológicas.

Pico – É o ponto mais alto da curva estatística de casos ou óbitos. O pico só pode ser confirmado com a queda no número de registros.

Leia também: Sesa-PR afirma que Ponta Grossa atingiu pico da doença

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.