28 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Ex-prefeito vai permanecer preso na Penitenciária de Ponta Grossa


Por Felipe Liedmann Publicado 22/06/2022 às 20h54 Atualizado 21/02/2026 às 00h13
Ouvir: 00:00
Foto: Arquivo DC

A juíza de direito, Ana Paula Menon Loureiro Pianaro Ângelo, de Piraí do Sul, decidiu pela regressão do regime de prisão imposto ao ex-prefeito de Piraí, Antônio El Achkar, o Toto. Com a decisão, o regime passa de semiaberto para fechado.

A justiça não acatou as justificativas da defesa, que tentou explicar as razões do ex-prefeito ter violado por diversas vezes o monitoramento eletrônico. Por isso, Toto permanecerá preso na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa até que haja nova apreciação do caso.

Conforme os autos, o ex-Chefe do Executivo alegou que cumpria plantões nas farmácias que administra. Além disso, declarou que acredita ter ido a Ponta Grossa realizar exames médicos e que não se recolhia em casa aos finais de semana pois achava que não precisava.

Conforme a juíza, Toto não comprovou as justificativas apresentadas para violação do monitoramento eletrônico ao qual estava submetido. Assim, a justiça regrediu o regime da prisão.

A prisão

A Polícia Civil prendeu Toto no início da noite de quarta-feira (15) ao dar cumprimento a mandado de prisão em desfavor do ex-prefeito. Segundo o delegado Jairo Luiz Duarte de Camargo, tratava-se de um mandado por Crime de Responsabilidade de Prefeito (Lei 201/67).

Polícia Civil executou a prisão na noite desta quarta-feira (15). Foto: Divulgação / Polícia Civil

O mandado foi expedido em decorrência de Regressão de Pena, fixada em 7 anos, 9 meses e 10 dias. Apuração do Correio dos Campos, de Piraí do Sul, indicou que o ex-prefeito teria descumprido a medida que lhe impunha limites em relação ao uso de tornozeleira eletrônica.

Ele teria descumprido a medida mais de 50 vezes apenas nos últimos 8 dias.

Toto havia sido condenado ao cumprimento de pena em regime semiaberto pela utilização indevida de diárias quando comandou a Prefeitura.

Chegada à Prefeitura

Antônio El Achkar venceu uma das eleições municipais mais apertadas da Região, em 2008. Ele obteve 4.002 votos, o que correspondeu a 28,05% dos votos válidos. Ele derrotou José Carlos Sandrini, que teve preferência de 3.838 eleitores de Piraí do Sul, Helder Tito Avais de Melo, com 3.734, e Sérgio Sguário Fadel, que finalizou o pleito com 2.693 votos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.