Uma das mais efetivas ações de cuidado com animais do País, o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) terá uma nova fase a partir de novembro. O quarto ciclo do projeto vai beneficiar 175 municípios de todas as regiões do Paraná, representando aproximadamente 44% do território estadual. Essa nova fase vai até abril de 2025, com estimativa de esterilizar 35.282 animais, entre cães e gatos.
Além da promoção da saúde pública, um esforço contínuo é direcionado à educação sobre a tutela responsável de cães e gatos. Sendo assim, a iniciativa assumiu um papel crucial na conscientização ambiental, especialmente entre crianças e adolescentes. Para isso, o Governo do Estado monitora de perto as atividades de educação ambiental organizadas pelas cidades parceiras, uma das condições para que os municípios sejam integrados ao Castrapet.
Campos Gerais
Na região dos Campos Gerais, algumas cidades irão receber ações do CastraPet: Imbituva, Irati e São João do Triunfo. As prefeituras irão avisar os moradores como será feito o procedimento de castração dos animais e cadastro necessário. A proposta contempla exclusivamente pets da população de baixa renda, de organizações da sociedade civil ou de protetores independentes.
Cada cidade terá um calendário de atendimentos, confira:
- Imbituva: 12, 13, 14 e 15 de fevereiro
- Irati: 17 de fevereiro
- São João do Triunfo: 21 e 22 de fevereiro
Leia mais: Idosos já podem se inscrever para morar em novo condomínio em PG