em

Propaganda eleitoral começa menor e com alterações

Com dez minutos a menos que em eleições anteriores e com candidatos a vereador participando somente de inserções, propaganda inicia nesta sexta-feira

Divulgação
Programas de candidatos serão menores e começam a ser veiculados a partir desta sexta-feira

 

Começa nesta sexta-feira mais um período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Menor que nas edições anteriores, o horário político deste ano ainda terá outro diferencial: deverá ser destinado somente aos candidatos a prefeito. Concorrentes ao Legislativo só irão aparecer em inserções ao longo da programação diária. A propaganda no rádio inicia às 7 horas desta quinta-feira, enquanto que na televisão o primeiro bloco será veiculado a partir das 13 horas.

Em Ponta Grossa, os dois candidatos com maior parte do tempo de propaganda serão Marcelo Rangel (PPS) e Aliel Machado (Rede).

Serão dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito. No rádio, a propaganda será transmitida das 7 horas às 7h10 e das 12 às 12h10. Na televisão, os candidatos vão se apresentar das 13 horas às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5 horas e meia-noite. A divisão deverá obedecer a proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador (42 minutos para os candidatos a prefeito e 28 minutos para os candidatos a vereador).

Com o início da propaganda no rádio e na televisão, a tendência é que a campanha eleitorado tenha início ‘para valer’. “O horário gratuito de propaganda eleitoral é importante porque ele marca o que chamamos de ‘tempo da politica’. Ele dá a dimensão para o eleitorado de que a campanha começou, de fato”, afirma Camilla Tavares, professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), doutoranda em comunicação e pesquisadora de campanha eleitoral na Universidade Federal Fluminense. O procurador de Justiça Armando Antônio Sobreiro Neto, coordenador das Promotorias de Justiça Eleitorais do Ministério Público do Paraná, ressalta a importância da propaganda eleitoral, ainda que alguns cidadãos tenham alguma rejeição a ela. “Temos que lembrar que a propaganda é importante para o eleitor fazer uma escolha adequada”, afirma Sobreiro.

Regras para propaganda eleitoral

– Não poderão ser usados efeitos especiais, montagens, trucagens, computação gráfica, edições e desenhos animados.
– Deverá utilizar recurso de legenda ou a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
– Os candidatos que se sentirem ofendidos por algum fato ou crítica apresentados por outro candidato ou partido político durante o horário eleitoral gratuito podem requerer direito de resposta à Justiça Eleitoral. O pedido deve ser feito no prazo de 24 horas contadas a partir da veiculação do programa.
– É vedada a veiculação de propaganda que possa degradar ou ridicularizar qualquer candidato
– Não é permitida utilização comercial ou propaganda realizada com a intenção, ainda que disfarçada ou subliminar, de promover marca ou produto.
– Ao divulgar o resultado de uma pesquisa no horário eleitoral gratuito, devem ser informados, com clareza, o período de sua realização, a margem de erro e o nível de confiança. Não é obrigatória a menção aos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor a erro quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.