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Pandemia dobra delivery de mercados e horários de pico em Ponta Grossa podem ser consultados em app

Devido ao distanciamento social ser uma medida de combate à contaminação do novo coronavírus as pessoas estão buscando alternativas para evitar sair de casa – e, consequentemente, o hábito de fazer compras online está crescendo a cada dia, inclusive nos supermercados. Segundo a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), essa modalidade de vendas praticamente dobrou no Paraná desde março em relação ao ano anterior. Em Ponta Grossa isso também aconteceu: o Tozetto e o Condor afirmam que as suas vendas online chegam a quase o dobro do registrado anteriormente a este período.

“Começamos as vendas online no início de abril do ano passado, mas desde o início da pandemia houve aumento da procura por parte do consumidor. Percebemos que é quase um retorno atualizado do tempo do armazém do meu avô, quando era entregue nas casas um conjunto de produtos, até mesmo de carroça”, avalia César Tozetto.

Segundo ele, mais de dez mil itens são disponibilizados pelo site ou app da rede de supermercados, que ampliou sua estrutura de organização interna pata atender ao aumento da demanda de separação de produtos e entregas. “Percebemos que ainda existe uma demanda reprimida do consumidor que gostaria de utilizar mais o sistema, e da nossa parte um aprendizado da compreensão de como que isso possa se consolidar após a pandemia, se vai permanecer ou não”, destaca o empresário ponta-grossense.

O Grupo Muffato, que opta por não divulgar resultados em números, reinaugurou a sua unidade de Olarias com uma novidade no sistema delivery. O chamado“click collection”, permite que o consumidor faça as suas compras online, mas, ao invés de esperar pela entrega em casa, possa retirá-las na loja, em um espaço reservado para isso.

Já o Condor começou a operar o sistema delivery da rede com entregas agendadas, chamado de“Condor em Casa”, em maio e afirma que nas últimas semanas o número de pedidos praticamente dobrou em comparação com o primeiro mês de operação.

Costume

Para a Apras, o consumidor está cada vez mais habituado com essa transformação digital e as vendas online devem virar uma prática constante, mas no caso dos supermercados não deve superar as lojas físicas. “O brasileiro é um povo que geralmente compra com os olhos, por isso, após este período de pandemia, o e-commerce estará mais consolidado, porém não irá substituir as lojas físicas”, afirma o superintendente da Apras, Valmor Rovaris.

Consumidor pode evitar horários de pico com novo aplicativo paranaense

O Governo do Estado lançou besta semana o aplicativo Melhor Hora Paraná, que permite que os consumidores possam escolher os horários com menor fluxo de pessoas nos mercados e farmácias ao disponibilizar a movimentação de compras em tempo real, com base na emissão de notas fiscais.

Em Ponta Grossa é possível acessar os dados por bairro, escolhendo entre o tipo de estabelecimento desejado. O app atualiza os dados a cada 10 minutos no período das 6 às 22h e mostra uma tabela com o fluxo da semana anterior para acompanhamento. Na última semana indicada, de 5 a 11 de julho, a média de fluxos intensos ocorreu entre das 17 às 19 horas de segunda a sexta-feira e das 11 às 13 horas aos domingos; fluxos moderados foram identificados no horário de almoço nos dias da semana e fluxos fracos às 8h diariamente.

Aplicativo paranaense mostra horários com menos movimento em supermercados e farmácias, atualizado em tempo real através da emissão de fotas fiscais (foto: José Aldinan)

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