em

Ninguém ficará livre de ser investigado

Acredito que todos são favoráveis à investigação. Seja ela para o cidadão comum, como para qualquer autoridade, qualquer político. É o que os brasileiros querem. Que se investigue tudo, e todos.

O que se discute é se deve investigar agora, ou a partir de primeiro de janeiro de 2019. Por quê? A investigação deve acontecer, mas para isso acontecer há que se fazer o afastamento do presidente por até 180 dias. Ou seja, mesmo que a denúncia seja improcedente, se afastou o presidente. E aí tem um problema de instabilidade, não só política, mas principalmente a econômica. Uma grave crise, com mais de 13 milhões de desempregados, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28).

Devemos fazer isso agora, ou a partir do 1º de janeiro de 2019? Dizem até os especialistas na área jurídica que a partir de janeiro seria ainda mais difícil para o presidente enfrentar um processo como este, porque não teria mais o foro privilegiado. Como, aliás, aconteceu com o presidente Lula, que recentemente foi condenado como cidadão comum, pelo juiz Sergio Moro.

Ou seja, o que o partido discute comigo, até porque tenho uma posição muito firme, é exatamente sobre este afastamento, que na opinião do partido seria gravíssimo para o País, que começa a dar os primeiros passos de uma reação de retomada de crescimento.

Agora, o fato é grave. De qualquer forma ele será investigado, seja agora ou em janeiro de 2019, não há um arquivamento do processo, é importante as pessoas saberem disso. Então esta semana teremos a denúncia, o voto é nominal, as pessoas sabem meu posicionamento, eu votarei conforme as minhas convicções.

Acho que o Brasil passa por um momento grave e que ainda levará um período longo para a sua recuperação. De qualquer forma, nós ainda estamos com a operação Lava Jato em pleno vigor, e vai aprofundar ainda mais as investigações, e o Brasil terá uma oportunidade de escolher um novo destino. Ele terá essa oportunidade, e ninguém ficará livre de ser investigado. Não vai ser uma votação no Congresso que vai livrar alguém do mal feito. O processo vai acontecer, mais cedo ou mais tarde. O tempo é inexorável para todos, e eles pagarão pelo que fizeram.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.