em

Governo pede apoio para reajuste de 1% a servidores

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, encaminhou nesta terça-feira (26) correspondências aos presidentes do Tribunal de Justiça (TJ), Assembleia Legislativa (Alep) e Tribunal de Contas (TCE), além do Ministério Público (MP) e Defensoria Pública, solicitando que acompanhem o índice de recomposição dos salários dos servidores proposto pelo Executivo, que é de 1%.

Cida argumenta que o aumento dos salários dos servidores acima do índice proposto pelo Governo do Estado coloca em risco o acordo de renegociação da dívida estadual com o Governo Federal. O não cumprimento do termo pode acarretar na devolução de R$ 1,9 bilhão.

Dirigentes sindicais que integram o Fórum de Entidades Sindicais (FES) acampam no Palácio Iguaçu, em Curitiba, desde a segunda-feira (25), cobrando do Governo do Estado uma proposta de reajuste salarial superior que a anunciada nesta semana.

Ao contrário da previsão, de que seria apresentado percentual semelhante ao dos servidores do Legislativo e do Judiciário, de 2,76%, a governadora Cida Borghetti propôs 1% de reajuste. Para os representantes dos sindicatos, o índice não repõe nem mesmo a inflação do período.

Nesta terça-feira (26), os manifestantes se dirigiram até a Alep, onde foi entregue aos deputados estaduais uma carta pedindo apoio na reivindicação.

Integram os manifestos dirigentes da APP-Sindicato, Sindsaúde, Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná, Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Paraná e Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.