em

Câmara aprova R$ 3,8 mi para conclusão de residenciais

Legislativo aprovou integralização de capital da Prolar e recursos serão aplicados no Parque dos Sabiás e Andorinhas

Arquivo DC
Residencial Andorinhas e Parque dos Sabiás devem ser concluídos até o fim do semestre, assegura Prefeitura

 

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou – em primeira discussão – nesta quarta-feira, a integralização de capital social da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) de R$3,8 milhões. O montante será aplicado na conclusão dos residenciais Parque dos Sabiás e Andorinhas.

“São recursos anteriormente efetivados e trata-se de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR)”, explica o presidente da Prolar, Dino Schrutt. “Esclarece-se que os recursos elencados em contrato são aqueles tratados contabilmente como convênios extraorçamentários anteriormente efetivados por transferências financeiras diretas mas que, em virtude da mudança do Plano de Contas aplicados ao Setor Público – PCASP, o procedimento a ser adotado atualmente deverá ser por meio da integralização de capital”, explica o projeto de lei encaminhado pelo Executivo.

A proposta, aprovada por unanimidade, foi debatida pelos vereadores e chegou-se a propor o pedido de vistas por parte de Pietro Arnaud (Rede), sob alegação de que se desejavam mais esclarecimentos. A ideia, no entanto, foi deixada de lado em seguida pelo parlamentar. “Na minha opinião, este projeto está mal explicado. Não consegui entender (a proposta). Fala em uma recomendação do TCE, mas ela não veio em anexo. Sugiro discutir com o presidente da Prolar e ter os devidos esclarecimentos”, alegou Arnaud. “Estas casas são um imbróglio de longa data. Coisa mal feita dá nisso”, criticou Antonio Laroca Neto (PDT), lembrando que os residenciais começaram a ser construído em 2008, ainda no governo de Pedro Wosgrau. “É preciso terminar de uma vez isto”, complementou o vereador. A base governista afirmou que o presidente da companhia deverá prestar esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos antes da votação em segunda discussão, e com isso, Arnaud retirou o pedido de vistas.

De acordo com a Prolar, das 168 casas do Parque dos Sabiás, 101 já foram entregues, enquanto que o Andorinhas tem obras em andamento e no final do mês as primeiras residenciais deverão ser entregues. “Até o final do semestre as duas obras deverão estar concluídas”, completa Schrutt.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.