em

Quando é melhor um gestor desconhecer o que acontece na sua equipe dentro da empresa?

Cobrança

Há algumas situações em que o gestor acaba passando do limite como eu disse ontem aqui na coluna Visão Empresarial e acaba entrando em questões pessoais dos seus colaboradores. O problema é que algumas pessoas passam do limite sem a devida necessidade e quando um gestor toma conhecimento sobre determinada situação que acontece na equipe automaticamente ele será cobrado por todos os seus colegas a tomar uma atitude. Eu me recordo de uma situação vivida por um empresário que tinha dois funcionários da sua equipe, dois gestores que não estavam se dando bem.

*****

Experiência

Um dia, um desses gestores pediu ao empresário que tomasse uma atitude e o empresário com muita sabedoria chamou os dois gestores e lhes disse que eles dois precisavam conversar mais, que precisavam se entender. Um dos gestores ficou extremamente irritado achando inclusive que o empresário era uma pessoa que não se importava com o que acontecia na empresa e que ainda, o empresário era uma pessoa sem sabedoria suficiente e por isso não levava em conta os conflitos que havia entre os profissionais dentro da empresa. Na verdade, esse empresário era mais esperto e mais experiente do que se imagina.

*****

Não aceitar

Em vez de tomar partido numa disputa entre seus dois gestores, de uma maneira extremamente subliminar e elegante, disse que os dois teriam de entender que seria melhor o problema deles não subir para o seu superior e que resolvessem entre eles, pois se chegassem a levar esse problema para o superior não poderiam reclamar se ele tomasse a decisão que não fosse a que eles queriam. Resumindo, se você é um gestor de uma equipe que tem muitos conflitos tome cuidado para não escolher e aceitar conflitos que não deveriam ser resolvidos por você e, ao contrário, deixe que as próprias pessoas comecem a resolver por si problemas que elas mesmas criam. Quando um profissional não é capaz de gerenciar os próprios problemas e leva à sua alta gestão ele também está comunicando que é incapaz de assumir novos desafios dentro da empresa. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.