em

Qual o impacto que as micro surpresas podem gerar nos relacionamentos de uma equipe?

Rituais

Todo gestor sabe que os relacionamentos humanos podem ser fortalecidos e consolidados com um conjunto de pequenos atos, de pequenos rituais, e um desses rituais com certeza é a micro surpresa. É quando um gestor começa a estimular entre os participantes de uma equipe pequenas situações que despertam nos integrantes, nos seus funcionários a surpresa, despertam neles também curiosidades, fazem com que as pessoas consolidem um relacionamento. Vou dar aqui um exemplo! Você pode fazer esse teste pegando uma caixa de chocolates, a mais simples ou a mais barata que você quiser e vai chegar no local do seu trabalho, vai entregar um chocolate para cada colega seu, para cada funcionário seu, ou até mesmo seu superior, se você quiser.

*****

Neurotransmissores

Seus colegas então vão perguntar por que você está dando chocolate e a sua resposta será: “você sabe, pense um pouquinho”. Se eles disserem que não sabem você diz: “está na hora de você pensar por que devemos comemorar com esse chocolate”. Automaticamente as pessoas começam a relembrar situações positivas que viveram junto com você, situações que merecem ser celebradas e isso faz com que o nosso cérebro descarregue um conjunto de elementos químicos chamados de neurotransmissores de hormônios que levam a uma situação de bem estar, uma situação de euforia, de alegria. Isso sem dizer do sentimento de compartilhamento, uma sensação de pertencer a um grupo de pessoas unidas em torno de algum ideal.

*****

Aproximar

Baseado nisso você percebe que o efeito de uma micro surpresa é fundamental para que você eleve a qualidade dos relacionamentos, a mesma coisa que se diz dos relacionamentos entre casais. Quando você tem que promover inovação, alguns chamam isso de apimentar a relação. Em bom português, invista cada vez mais nas micro surpresas na sua vida e na vida dos outros e perceba o quanto isso nos torna pessoas mais próximas uns dos outros, pessoas que valorizam, o relacionamento humano e por consequência se tornam mais fiéis a esse relacionamento. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.