em

Quais os motivos que fazem uma pessoa exagerar na hora de gerenciar problemas?

Atenção

Há vários motivos que levam um profissional a se tornar um incendiário, a fazer com que pequenos problemas ganhem proporção até o momento em que já saem do controle e começam a prejudicar muita gente. Um dos motivos pode ser de maneira inconsciente a busca da pessoa para conseguir algum tipo de atenção dentro da empresa. Isso mesmo, alguns profissionais exageram nos problemas porque percebem que naquele momento surge uma oportunidade de serem ouvidos, de serem notados. Quando profissionais agem buscando uma espécie de palco para serem ouvidos, é necessário que seus colegas e também a alta gestão analisem quais são os reais motivos que levam essa pessoa a agir assim. Às vezes é meramente mudar o trato que essa pessoa tem dentro da empresa para que deixe de agir exagerando no potencial dos problemas.

*****

Insegurança

Outro motivo que leva muitos profissionais a exagerar quando um problema acontece é a insegurança que têm a respeito da estabilidade, da capacidade da própria equipe e também da gestão. Algumas pessoas sentem-se inseguras em relação ao ambiente onde estão trabalhando. Consideram que sua chefia imediata ou a alta gestão, não tem a devida responsabilidade, ou preparo, ou capacidade para fazer a gestão dos problemas que a empresa enfrenta. E por essa falta de segurança, falta de confiança nos seus líderes, acaba exagerando os problemas achando que com isso irá chamar a atenção. Há também um terceiro motivo que leva muita gente a elevar o potencial que o problema tem: a falta de informação. É quando um profissional não tem noção da estratégia da empresa.

*****

Informação

Ele não sabe efetivamente por que as decisões são tomadas e também qual é a linha de atuação que a empresa elegeu para ter dentro do mercado perante seus clientes. Então, por ausência de informação esse profissional começa a presumir um mundo de problemas e de novo o que falta a ele é apenas informação para ficar seguro, para confiar mais e principalmente para não exagerar quando os problemas acontecem. Resumindo, seja porque a pessoa precisa receber mais atenção dentro da empresa, seja porque essa pessoa não consegue enxergar um grau de confiabilidade na sua gestão e por isso teme pelo bem de todos ou ainda seja porque ele não tem informações suficientes sobre como a empresa pretende agir, o fato é que ele pode estar se tornando um incendiário por culpa da própria gestão. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.