em

Por que profissionais que sabem conviver com surpresas acabam sendo mais calmos e maduros na empresa?

Variáveis

Conviver com surpresas não significa andar não significa andar despreparado e muito menos ser alguém que não dá a devida importância para planejamento, para prospecções, para previsões. O que eu falo quando digo que alguém tem de aceitar surpresas é entender que há variáveis que você não pode controlar e que por mais que você queira planejar e prever ainda assim poderão acontecer e te surpreender. Quando um profissional aprende a trabalhar com as surpresas do dia-a-dia muito mais focado no seu preparo pessoal, na sua qualificação profissional para o desempenho de uma atividade do que propriamente em tentar entender tudo que irá acontecer ele descobre que são estas mesmas surpresas que dão sabor para a sua vida.

*****

Maturidade

Costumo dizer que as surpresas são uma espécie de tempero que dá sabor à vida e é isso que garante que você não enjoe de si mesmo. Perceba! Quando você come em determinado restaurante todos os dias a mesma comida de maneira sistemática chega uma hora que você enjoa, não aguenta mais e até aceita comer algo mais simples, talvez até menos sofisticado, porém que tem um sabor diferente. A nossa vida, ao contrário, faz com que nunca tenhamos domínio pleno do que irá acontecer, mas de outro lado nós podemos ter domínio a respeito de como encaramos cada uma dessas surpresas. É aí que a gente encontra profissionais que demonstram maturidade que não está em saber prever, mas em saber lidar com as surpresas do dia-a-dia.

*****

Sabor

A surpresa que decorre da interação com o cliente, do que os colegas oferecem, do que uma pandemia te proporciona na vida. Quando aprendemos a aceitar as surpresas, quando aprendemos a gerenciar a situação com os recursos que temos, com o preparo que temos, em vez de querer lamentar que nada está de acordo com o que você planejou, vai perceber que a vida se torna mais fácil e as surpresas são um tempero que dá sabor à sua vida e são a garantia de que você nunca vai enjoar de si mesmo. Pense nisso e tenha um excelente final de semana. Para a coluna Visão Empresarial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.