em

Por que algumas pessoas são tão seguras quando resistem a um processo de inovação na empresa?

Por Luciano Salamacha

Poder

Alguns profissionais têm o que eu chamo de falsa sensação de controle total. São pessoas que no decorrer da sua carreira acabaram praticando uma série de acertos e isso foi elevando a sua consciência na capacidade de gerir problemas. Só que ao mesmo tempo essa sensação positiva acabou sendo alterada notadamente por uma sensação de poder total. É quando a pessoa acha que tem poder sobre absolutamente tudo, mas na verdade um conceito básico que aprendemos em estratégia de empresas é há variáveis que são controláveis e há variáveis que são incontroláveis.

*****

Controle

Essa pandemia veio justamente para lembrar a todos que não é possível controlar fenômenos naturais. Foi assim que num primeiro momento todos queriam que o lockdown fosse paralisado e que as empresas fossem abertas da noite para o dia. Entretanto, quando a pandemia começou a se elevar todos perceberam que estava longe do controle de cada um de nós a contaminação em massa. Várias regiões do Brasil e também do mundo tiveram de declinar desta segurança total, desta sensação de ter um controle completo para, ao contrário, assumir que há fenômenos que fogem do nosso controle, fogem da nossa capacidade de gestão.

*****

Flexível

Por isso, a minha recomendação é que se você quer ser um profissional alinhado com todas as demandas deste novo normal, deste novo mundo que vem por aí, trate de assumir que quanto mais você for flexível e mais entender que variáveis incontroláveis influenciarão diretamente no seu desempenho para enfrentar essas variáveis. Já quem acha que domina tudo vai pagar um preço muito caro para descobrir que isso não é verdade. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.