em

Como melhorar a velocidade das minhas decisões no dia a dia da empresa?

Visão Empresarial

Hipóteses

Hoje eu comento aqui na coluna visão empresarial, duas das três regras que colocarei para o leitor a respeito da qualidade das decisões. A primeira regra é desenvolver toda e qualquer atividade de maneira hipotética por mais absurda que seja. Em bom português significa que se você é um gestor e recebe uma sugestão completamente absurda e de uma maneira impetuosa e até mesmo impulsiva logo a descarta pode estar cometendo um erro muito sério. Todo gestor sabe que antes mesmo de começar a agir ele pode testar de maneira hipotética, fazendo simulações sobre todas essas ideias absurdas que recebe.

*****

Testar

O mais interessante é que há vários casos de ideias absurdas que foram uma espécie de semente para que brotasse, surgisse uma ideia maravilhosa e que resolvia todos os problemas da empresa. Às vezes, nós profissionais, achamos que somos absolutos, sabemos tudo e quanto mais acharmos que sabemos, mais distantes ficamos da verdadeira opção para solucionar um caso. A humildade no caso do mundo empresarial é fundamental. Logo, teste hipoteticamente todas as ideias por mais absurdas que sejam. Aí vem a segunda regra: lembre-se de que toda decisão pode ser reformulada, pode ser completamente reestruturada antes de se iniciar a ação. Neste caso, você começa a perceber que você pode testar hipoteticamente todas as ideias e tomar decisões porque você pode muda-las a qualquer momento antes de iniciar a sua ação.

*****

Qualidade

Eu já ouvi de gestores a reclamação de que passaram o dia todo analisando certa situação, tomaram uma decisão e na hora de começar a por em prática veio alguém querendo mudar tudo. Isso mesmo! Enquanto não partirmos para a ação temos liberdade de descartar todo o esforço desde que surja uma ideia melhor. É nesse sentido, focando nos resultados que podem ser atingidos que uma decisão pode ser acelerada e ao mesmo tempo ter excelente qualidade e ser positiva para todos. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.