em

Como gerenciar o medo e ansiedade diante das mudanças que a empresa está propondo?

Por Luciano Salamacha

Confundir

Quando um profissional começa a sentir medo diante das mudanças que uma empresa está propondo é importante, em primeiro lugar, que ele entenda a diferença entre medo, ansiedade e insegurança. Isto porque muitas pessoas confundem esses conceitos e automaticamente têm mais dificuldade de lidar com isso e também de solucionar a questão. Medo é quando constatamos uma vulnerabilidade e um perigo realmente verdadeiro. Por exemplo, você está andando numa rodovia e percebe um caminhão vindo em sentido contrário e constata que é um perigo verdadeiro. Então, você está na empresa e percebe que se não tomar determinada atitude poderá ter um prejuízo muito grande ou até mesmo ser demitido.

*****

Capacidade

Medo é a vulnerabilidade diante de um perigo real, já a ansiedade é aquele desejo de que algo acabe o que pode ser uma coisa boa, como por exemplo, amanhã está para acontecer algo muito bom na sua vida e você não consegue sequer dormir porque está ansioso que aquilo aconteça de uma vez. Ou então, porque tem um problema parecido com aquele cliente que amanhã estará vindo conversar e você está ansioso para que de alguma maneira aquele cliente não venha ou que as pessoas o atendam no seu lugar, ou seja, que este problema suma e exista mais. Junto com a ansiedade e o medo também há a insegurança que é quando nós consideramos que não somos capazes de dar conta de determinada tarefa como quando na empresa você acha que não será capaz de entregar resultados esperados e essa insegurança pode despertar em você o medo de ser demitido.

*****

Qualificar

Entendendo a diferença entre medo, ansiedade e insegurança, um profissional pode agora começar a mapear corretamente qual é o seu sentimento. Às vezes dizemos que temos medo de não dar conta de uma tarefa, de uma atividade que recebemos, mas na verdade isso é insegurança e aí a solução pode ser muito diferente quando eu me sinto inseguro porque é uma questão de aprender, de se qualificar e quando é medo quando aí sim tenho de gerenciar uma emoção. Amanhã continuo explicando sobre estes três sentimentos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.