em

Como estruturar melhor a relação velocidade e tempo para tomar decisões?

Identificar
Quando um profissional está no seu dia a dia não percebe que está sujeito a duas variáveis que influenciam fortemente no seu desempenho. A primeira é a velocidade com que ele coloca para tomar decisões, para fazer análises, e a segunda é o tempo que ele se concede para tomar uma decisão. Explicando com calma, imagine que você é o gestor de uma equipe e agora recebe problemas dos seus funcionários o tempo todo. Problemas esses que são reais e acontecem na empresa e que você tem de tomar decisões. Você pode ser aquele gestor mais clássico, aquele que pede tempo para analisar profundamente cada item, para identificar todas as variáveis e inclusive estabelece sempre para si um tempo muito longo para evitar que cometa erros.


Estimular
Contudo, você também pode ser aquele gestor que estimula a velocidade na análise e na decisão. Significa que você acelera os processos e estabelece prazos curtos para que você faça análise e dê respostas. Isso não significa que você se torna displicente, que você não analisa todos os fatores, mas ao contrário, é uma pessoa que cobra de si muito mais objetividade e principalmente estimula o seu cérebro a agir rápido para dar respostas, para fazer análises e também para tomar decisões. Isso auxilia muitos profissionais nos dias de hoje para evitar que sua autocrítica coloque o seu processo decisório em uma maneira completamente equivocada, pois a autocrítica de alguns profissionais hoje tem exigido que as decisões que são rápidas não são colocadas como de boa qualidade.


Encontrar
Quem decide rápido nem sempre é a pessoa mais coerente. Quem decide rápido e acelerado nem sempre é o gestor que consegue juntar todos os pontos. Em vez disso o melhor é encontrar uma velocidade que nos cause certo desconforto e acelere o nosso processo. Isso gera um estímulo cerebral que nos leva a decisões mais corretas e rápidas. Por incrível que pareça, menos é mais na hora de tomar decisões no mundo tão agitado como o que vivemos hoje. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.