em

TRE quer estimular a participação de jovens nas eleições

(Foto: Arquivo DC)

Para estimular a participação dos jovens no processo eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, lançou o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral. O objetivo é aumentar o número de mesários voluntários com o oferecimento de, no mínimo, 30 e 60 horas extracurriculares aos estudantes que trabalharem no primeiro ou nos dois turnos das eleições, respectivamente. Podem aderir ao projeto todas as instituições de ensino superior do Estado.

Segundo o chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa, Júnior César Borges, de PG hoje o TRE-PR mantém convênio para participação de estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Faculdade Sagrada Família e Unicesumar, com oferecimento de 60 horas extracurriculares aos estudantes que trabalharem nos dois turnos das eleições.

Borges explica que em 2020 o convênio com instituições de ensino superior e a campanha de incentivo ao trabalho nas eleições – promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – estão resultando em um aumento do número de inscrição de mesários voluntários. O período de cadastro está aberto e pode ser feito pelo site do TRE-PR. Por outro lado, aumentou a desistência de participação de mesários convocados pelo TSE. “A principal justificativa apontada são empecilhosrelacionadas à pandemia de covid-19”, afirma.

Conforme Borges, em Ponta Grossa, as três zonas eleitorais já iniciaram a comunicação com os mesários, seja por cartas ou e-mails. “Precisamos de retorno destas pessoas, com a confirmação ou desistência da participação, para que possamos dar continuidade ao processo”.

Números

Em Ponta Grossa, cerca de 2,9 mil pessoas vão trabalhar como mesários nas eleições deste ano, marcadas para o dia 15 e 29 de novembro, em primeiro turno e segundo turno, respectivamente. Somados aos profissionais que atuam na logística, este número chega a 3,2 mil pessoas. Neste ano, por conta da pandemia no novo coronavírus, o treinamento dos mesários acontecerá de forma virtual.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.