A 14ª edição do Fórum Empresarial iniciou nesta quinta-feira (25), de forma online, com a palestra do Diretor Comercial e de Atendimento ao Cliente da Norcoast, Fabian Lavaselli, que apresentou o tema: ‘Cabotagem: navegação costeira – desafios e perspectivas’. O Fórum Empresarial é um evento tradicional da região dos Campos Gerais onde são discutidos temas de interesse econômico local.
Lavaselli lidera iniciativas comerciais focadas na excelência e satisfação do cliente. Com mais de 20 anos de experiência internacional em logística, tem um histórico comprovado de liderança de equipes e gestão de projetos em diversos países da América Latina.
“A cabotagem, de fato, pode ser e deve ser uma mola propulsora para as indústrias do Estado. Porque a cabotagem vai propiciar que as indústrias tenham, enfim, vários gargalos logísticos. A cabotagem pode tornar o segmento industrial mais competitivo justamente por conta da logísitica”, explica Lavaselli.
O diretor da Norcoast ainda acrescenta que a cabotagem é “um transporte, que se você tem longas distâncias, é o mais apropriado para a sustentabilidade. Além disso, o cliente tem a vantagem de não se preocupar com acidentes em rodovias, por exemplo. Temos uma operação logística ideal para atender a demanda do Estado do Paraná de diversos setores”, finaliza.
Capacidade de transporte da Norcoast
A Norcoast começou a operar no Brasil no dia 06 de fevereiro com a saída de seu primeiro navio no porto de Santos (SP), navegando até Paranaguá (PR), Suape (PE), Pecém (CE) e Manaus (AM), retornando novamente a esses mesmos portos.
A marca é uma parceria da alemã Hapag Lloyd, especializada em transporte de contêineres ao redor do mundo, e pela brasileira Norsul, líder no transporte de cabotagem no Brasil.
A Norcoast possui quatro navios com capacidade de 3.5 mil TEUs cada (medida equivalente a 20 pés, usada para mensurar a capacidade de contêineres), com rotação semanal e janelas de embarque e desembarque nos mesmos dias e horários.
Parceiros do Fórum Empresarial
O Fórum Empresarial é promovido pelo Grupo Diário dos Campos de Comunicação (GDCC) e pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).Esta edição conta com o patrocínio da Fomento Paraná, Compagas e Governo do Estado do Paraná. O evento ainda tem o apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Leia mais: Paraná poderá ter pedágio sem cancelas; veja como funciona