em

Por que alguns profissionais demoram demais ao planejar suas atividades?

Foto: Divulgação

Necessidade

Um erro muito comum que tenho testemunhado no mundo corporativo é aquela situação em que um profissional começa a fazer o seu planejamento e percebe que algumas coisas podem ser testadas de uma maneira imediata inclusive sendo validadas ou descartadas como eu disse ontem aqui nessa coluna. Contudo, mesmo o profissional percebendo isso, ele continua no seu processo de elaborar todo o planejamento para somente depois começar a fazer essas validações e esses testes. Então, geralmente oriento a esses profissionais para que aprendam a diferença entre a sua vontade e o que a empresa, o negócio necessita. É simples! A agilidade de testar deve ser superior à vontade do profissional de planejar as atividades.

Calibrar

Significa que não é porque você gostaria de fazer todo o planejamento que você não deve fazer testes rápidos das hipóteses que tem para já ir ganhando velocidade. É como se você estivesse planejando e ao mesmo tempo executando o planejamento ao mesmo tempo. Algumas pessoas me perguntam se isso não pode causar problemas. É muito fácil entender que quando o mercado está sendo extremamente rápido no seu dinamismo, na sua capacidade mudança, as empresas e os profissionais têm de acompanhar essa velocidade, têm de calibrar, têm de adaptar a sua velocidade pessoal à maneira pela qual os clientes estão se comportando, que o mercado está agindo, está se direcionando. Por isso é sempre importante lembrar que quando você tem a capacidade de testar algo não perca tempo e vá de uma vez, teste no modelo piloto com uma pequena amostra.

Convicção

Se essa amostra for suficientemente válida para que você tenha convicção a respeito do que deve fazer, implemente de maneira massiva. Se a amostra ainda gera dúvidas, amplie a amostra, vá aumentando aos poucos esse teste até que conquiste finalmente a sua convicção sobre se deve continuar ou não. Resumindo, preste atenção! Não é porque você profissional gosta de fazer um planejamento extremamente bem elaborado que o mercado está lhe dando essa condição, que a empresa tem esse tempo disponível e, principalmente, se puder testar algumas coisas enquanto termina o planejamento não pense duas vezes e parta logo para a ação. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.