em

O primeiro Prêmio Nobel da Literatura

GRUPO NANOITA

 

Sergio Mazurek Tebcherani

Doutor em Química pela UNESP

[email protected]

 

 

René François Armand Prudhomme, mais conhecido como Sully Prudhomme, foi um poeta francês.

Era filho de Jeanne Clothilde Caillat e de René François Prudhomme, um comerciante, o qual morreu dois anos após o nascimento de Sully.

Começou seus estudos no Instituto Politécnico na área científica, pois queria estudar engenharia. No entanto, devido a uma doença ocular, foi forçado a desistir de seu objetivo.

Trabalhou como escriturário em uma fábrica, mas, em 1860, descontente com as atividades, decidiu estudar direito e, meio sem convicção, atuou no escritório de um advogado.

Estudou literatura e ingressou no mundo artístico e literário denominado Conferência La Bruyère. Este era um colegiado destinado a reuniões, em que, após as discussões de problemas relacionados a legislação, administração, economia política e políticas gerais, realizavam uma deliberação sobre os assuntos tratados.

Em 1870 a Conferência La Bruyère foi absorvida pela Conferência de Molé-Tocqueville.

Como poeta pertenceu ao grupo dos parnasianos que era um movimento literário essencialmente poético, contemporâneo do Realismo-Naturalismo.

Foi um estilo de época que se desenvolveu na poesia a partir de 1850, na França, com o objetivo de retomar a cultura clássica. Essas obras eram escritas em soneto.

Aos 24 anos, Sully Prudhomme tinha ideias claras sobre o papel da poesia e dos poetas. Contrapunha aos exageros do romantismo.

Pare ele, a arte era uma pura expressão da beleza, livre de qualquer influência externa, portanto, deveria ter um caráter impessoal.

Desta forma, Sully Prudhomme aliou a elegância formal e perfeição parnasiana com os interesses filosóficos e científicos.

Exemplo disso pode ser visto na tradução do primeiro livro, em 1879, De rerum natura (Sobre a natureza das coisas), de Lucrécio.

Mas, seu primeiro livro, foi publicado em 1865. O Stances et poèmes (Versos e poemas), foi muito bem revisado por Sainte-Beuve. Isto ajudou Sully Prudhomme a fazer sua reputação.

Teve vários problemas de saúde decorrente do alistamento na 8ª Companhia do 13º Batalhão da Guarda Móvel durante a guerra franco-prussiana em que Paris foi sitiada.

Em 1877, a Académie Francaise concedeu a ele o prêmio Vitet por sua atividade literária e, alguns anos depois, em 1881, ingressou plenamente na instituição, como acadêmico da França permanecendo até a sua morte em 1907.

Escreveu vários livros, dentre eles, La justice (A justiça, 1878), um poema filosófico, Il prisma (O prisma, 1884) um poema positivista, La bonheur (A felicidade,  1888), outro poema filosófico, La vraie religion selon Pascal (A verdadeira religião segundo Pascal, 1905).

Sully Prudhomme foi o primeiro ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, em 1901. A Academia Sueca concedeu o prêmio em reconhecimento à sua composição poética, que mostrava um alto idealismo, perfeição artística e uma combinação rara de qualidades entre o coração e o intelecto.

No ano seguinte, com o dinheiro recebido do prêmio Nobel, ele concedeu um prêmio de poesia dentro da Société des gens de lettres (Sociedade dos homens de letras) criando, juntamente com Jose-Maria de Heredia e Leon Dierx, a  Société des poètes français (Sociedade de poetas franceses).

 

Referência

 

Nobel Lectures, Literature 1901-1967. Amsterdam; London; New York: Elsevier Publishing Company, 1969.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.