em

Como estabelecer um canal de comunicação entre pais e filhos em uma empresa familiar?

Algumas coisas não mudam

Sem dúvida alguma uma das marcas de qualquer tipo de transição familiar nos negócios é o conflito de gerações, o conflito de ideias. Isso porque o jovem que ingressa nos negócios tem uma visão diferente daquela que seus pais ou seus avós tinham quando criaram o negócio. O motivo é simples. Há uma diferença muito grande a cada ano que passa por conta da tecnologia, das informações, da cultura, da maneira como as pessoas se relacionam. Entretanto, existem alguns conceitos do mundo empresarial que mesmo com o passar dos anos não mudam: o conceito da responsabilidade, do cumprimento de horários, o conceito da segurança das informações, da gestão correta dos recursos da empresa.

 

*****

Opiniões diferentes

E, nessas horas, esse tipo de situação não pode e não deve sequer ser flexibilizada numa discussão. Aí começa a confusão. O filho tem uma opinião diferente sobre jornada de trabalho. O pai, ao contrário, quer que o filho viva com mais intensidade ainda tudo aquilo que ele lutou para construir a empresa. Por mais que o pai queira dar conforto ao filho e queira que ele siga o seu exemplo, o filho tem direito a ter opiniões diferentes. E o reverso é verdadeiro. O filho deve lembrar-se de que a empresa só atingiu aquele porte, aquela existência, não apenas por conta do esforço dos pais, mas também pela forma como construíram e se envolveram nesse negócio.

 

*****

Tratar como profissionais

Em bom português, pais e filhos devem tomar muito cuidado para não pessoalizar as opiniões profissionais. Esse é o segredo! Toda vez que um filho falar com o pai deve pelo menos tentar demonstrar que não está falando como filho, mas como um profissional. E, de outro lado, que esse filho profissional não tente falar para os pais, mas sim para os dois profissionais também que construíram aquela empresa. Resumindo, saber diferenciar relações familiares de relações profissionais entre pais e filhos numa empresa é o grande caminho para diminuir o atrito e melhorar a comunicação. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.