em

Como emitir opinião de forma sensata e respeitada pela alta gestão e pelos colegas?

Conhecimento do todo

Muitas vezes a alta gestão ignora as opiniões dos seus funcionários sobre determinado assunto, porque esses não possuem informação suficiente para entender o problema que está sendo discutido ou por tratar-se de algo confidencial, do qual o funcionário não pode participar. Antes de falar sobre determinado tema, o melhor é fazer perguntas e tentar entender o todo da situação. Dedique-se a despertar o interesse dos outros em ouvi-lo.

 

*****

Pouco à vontade

Alguns gestores dizem querer ouvir os funcionários e até pensam criar um ambiente propício para isso, mas no fundo, criam ambiente para que as pessoas apenas concordem com ele. Basta analisar quantas vezes as pessoas, numa mesma reunião, sentem-se à vontade para questionar o que o gestor diz. É muito comum nesse perfil, o funcionário sentir medo de retaliações futuras por parte da chefia e preferir ficar calado. Cabe ao gestor, humildemente monitorar suas possíveis reações, para que seus funcionários possam se manifestar sem medo.

*****

Explicar os motivos

Ter opinião própria não é ser o dono da razão, mas de uma linha de raciocínio. Assim não é necessário acesso a grandes fontes de informação, como um acadêmico que repete citações de vários autores. Basta demonstrar para os outros a maneira como entende as informações recebidas, destacando o problema, expondo os motivos que o levam a pensar assim e indicando uma possível solução, sem machucar os colegas ou entrar em choque com a alta gestão.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.