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ISO 9001:2015 : LIDERANÇA

A norma ISO 9001:2015 proporciona a certificação de um sistema de gestão da qualidade que garanta a qualidade do que uma organização produz. Ao contrário do que muita gente pensa, a 9001 não certifica o produto, mas sim o processo, a forma de se fazer o produto. Portanto não existem no mundo nenhum produto certificado ISO 9001, mas sim processos certificados.

Isso faz considerar que o pessoal operacional, ou seja, aqueles que operam o processo são a chave para que a qualidade seja assegurada por uma organização. São eles que fazem a mágica diária de transformar a matéria prima no produto final, ou seja, de utilizar todos os recursos da empresa na realização de seus trabalhos diários, para que ela possa continuar viva no mercado.

CHÃO DE FÁBRICA

Informalmente os trabalhadores do operacional são chamados de chão de fábrica, fazendo alusão a duas situações: a primeira que diz respeito ao local onde eles trabalham, na linha de produção. A segunda diz respeito à faixa de renda a que eles pertencem, ou seja, recebem os menores salários da empresa.

Como fazer para que esse pessoal, que normalmente é a maioria em qualquer empresa, encontre motivação para, dia após dia, hora após hora, dar o seu melhor para que a produção seja feita de maneira menos custosa e sem falhas?

A resposta para essa pergunta é a LIDERANÇA. São os líderes que têm a missão extraordinária de fazer com que as equipes trabalhem juntos, com vontade e dando o seu melhor, durante toda a jornada de trabalho. Cabe a ele demonstrar a importância do trabalho de cada um para o conjunto total da organização.

PILAR DA QUALIDADE

A liderança é tão fundamental para o bom andamento de uma organização que a ISO 9001:2015 a coloca como um PILAR DA QUALIDADE, ou seja, algo tão importante que ajuda na sustentação de um empreendimento a partir da garantia da qualidade. Um bom líder consegue bons resultados sempre, independente se sua equipe é boa ou ruim. Um líder fraco, não consegue bons resultados, não importa se a sua equipe é boa ou ruim.

Investir na formação e empoderamento da liderança tem impacto direto na melhoria de desempenho global de uma organização, pois quando a equipe sabe para onde ir, com clareza e reconhecimento, consegue resultados superiores ao que cada indivíduo seria capaz de fazer.

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