em

2016 – O ANO PARA NÃO SER ESQUECIDO

Por Nelson Camabarro

Este ano foi emocionante, em todos as suas dimensões. Na política, na economia, na sociedade de modo geral. Os abalos provocados pela Operação Lava Jato, a queda de uma presidente e junto com ela a possibilidade de termos uma dinastia trabalhista no poder central do país.

Presenciamos coisas que nunca vimos antes. Megaempresários sendo presos e permanecendo por lá. Empresas gigantescas devolvendo (!?!) dinheiro para poder continuar operando. Políticos de renome e grande poder caindo e levando consigo vários outros. Faltou dinheiro para tudo. Faltou trabalho para muita gente. Até mesmo o padrão de consumo do país passou por grande modificação.

POLÍTICA

Um homem sem sal e sem açúcar herdou a presidência e, pasmem, está dando alguns passos concretos para colocar a casa em ordem. O problema é livrar a própria pele e compor uma equipe para conduzir os trabalhos e suportar a grande pressão porque tudo é impopular.

No resto do mundo o povo do Estado Islâmico barbarizando muçulmanos porque não concordam com eles e cristãos porque … por serem cristãos somente. Donald Trump eleito presidente nos Estados Unidos dá uma nova aquarela, um tanto psicodélica, para a política. A saída da Inglaterra do União Europeia, a desistência do presidente francês de concorrer novamente, a renúncia do primeiro ministro italiano, as dificuldades enfrentadas pela chanceler alemã, as barbaridades do Putin, do Maduro e daquele carinha da Coréia do Norte que ninguém lembra o nome, mostram que o velho mundo está em cólicas, o que pode provocar um desarranjo global e uma nova ordem mundial.

E EU COM ISSO?

Bem, a princípio vamos continuar vivos, o que nos obrigará a conviver com esse pessoal e viver todas essas coisas. O cidadão comum tentando encontrar e manter o trabalho e o empresário tentando gerar e manter os empregos. E o governo fazendo o seu papel, ou seja, atrapalhando todo mundo.

Não há como fugir das reverberações dessa onda estranha que varre o planeta, por isso, se prepare, se assegure e se agarre em Deus, porque 2017 promete continuar na mesma balada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.