em

Já pensou que louco?


Estamos há alguns dias do início da Copa do Mundo no Brasil. A tão anunciada Copa das Copas. Muita gente festando, lojas se vestindo de verde e amarelo, comerciais de TV que vendem os mais diversos produtos remetendo ao campeonato mundial de futebol, obras em ritmo frenético, boa parte do país empenhada em fazer o evento acontecer.

E você, cidadão comum, como vê tudo isso? Já não é hora mais pra falar em ser a favor ou contra o evento. Protestos, manifestações online em redes sociais, boicotes. Tudo é válido, mas nada agora impedirá a Copa das Copas de acontecer. A força e atuação dos governantes para que o evento aconteça e impressione é grande. E de uma grande parte da população também. Serão mais de 15 mil voluntários que trabalharão de graça para o evento. Polícia está sendo treinada, estádios foram reformados com uma rapidez invejável (ainda que estejam praticamente todos atrasados). Rodovias, aeroportos, rodoviárias, hotéis… tudo preparado, ou quase.

Seja você contra ou a favor, irei propor aqui um pensamento. Me valendo de uma frase comum na internet, que ironiza uma condição praticamente impossível como loucura, já pensou que louco se todo este esforço e empenho usados para fazer a Copa acontecer fossem usados para melhorar efetivamente o país?

Reportagens divulgam todos os dias a situação precária da saúde, educação e segurança no Brasil. Fatos que desde que me entendo por gente são comuns. Em menos de cinco anos vimos o esforço do governo brasileiro em levantar custos, mão de obra, empreiteiras para que tudo saísse dentro dos conformes. Já pensou que louco isso usado para erguer hospitais públicos? Hospitais hoje não têm médicos, remédios ou equipamentos. Será que ainda teríamos esta realidade na mesma proporção que temos hoje? Escolas depredadas, tomadas por bandidos nas regiões mais pobres, professores desmotivados por conta da violência dentro de sala de aula. Já pensou que louco esse empenho dos políticos usado para melhorar a educação? Medo de andar na rua, assaltos constantes, tráfico de drogas à luz do dia. Já pensou que louco toda esta polícia que está preparada para a Copa nas ruas para garantir a segurança da população em dias comuns?

Não estou nem falando dos mais de R$ 7 bilhões investidos na construção e reforma dos estádios (que serviriam para construir 123 hospitais, ou 2857 creches, ou contratar mais de dois milhões de professores, ou ainda para comprar mais de 640 mil viaturas da polícia), porque não acredito que este dinheiro sobrasse para educação, saúde ou segurança. Certamente iria parar no bolso de alguém. Estou falando de esforço, empenho. Quinze mil voluntários. Já pensou que louco essa gente toda ajudando a erguer escolas, limpar e organizar hospitais ou vigiando e denunciando crimes e vandalismo?

O fato de vivermos no país do futebol não pode eclipsar as reais necessidades do país. Ninguém aqui está (mais) dizendo que é contra ou a favor da Copa do Mundo no Brasil. O evento vai acontecer e até a própria FIFA já largou os bets (como costumamos dizer em Curitiba) com relação ao que está pronto ou não. Faltam vazos sanitários nos estádios? Faltam ruas devidamente prontas? Faltam aeroportos estruturados? Fazer o que… O Brasil é assim, tudo na última hora. E o que vai fazer tudo ficar pronto na última hora? Este mesmo empenho que também poderia ser usado para melhorias em outros setores do país.

Já pensou que louco se este esforço continuasse? Já pensou que louco se a Copa servisse para mostrar ao mundo que o Brasil é capaz de juntar forças e se tornar um país melhor sob diversos pontos de vista? Novamente ironizando o impossível: já pensou que louco?

 

Flávio St Jayme, jornalista e empresário, com formação em Pedagogia e História da Arte

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.