em

Ponta Grossa amanhece sem transporte coletivo

Por Walter Téle Menechino – dcmais

Ponta Grossa amanheceu esta terça-feira (26) sem transporte coletivo. Os ônibus da Viação Campos Gerais (VCG) não chegaram a sair da garagem da empresa. Segundo o sindicato da categoria, a paralisação em protesto contra o não pagamento de parte dos salários será encerrada às 8 horas.

Acordo entre os funcionários da VCG e a empresa, firmado em abril do ano passado devido à pandemia, prevê o pagamento dos salários em duas vezes. Metade até o quinto dia útil do mês e a outra parte até o dia 25. Este mês foram pagos apenas 80% dos salários. A VCG tem 1,1 mil funcionários.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) pretende antecipar a compra de passes dos servidores públicos municipais das áreas da Saúde e Educação, para injetar R$ 380 mil na VCG. Se isso ocorrer, será a terceira vez que a prefeitura socorre a concessionária do transporte coletivo.

A paralisação desta terça é apenas uma advertência, segundo o sindicato, e será encerrada às 8 horas. Na próxima quinta-feira (28), no entanto, será realizada uma assembleia geral dos funcionários da VCG para avaliar a possibilidade de greve por tempo indeterminado. A empresa alega que a crise se dá em razão da pandemia.

Os ônibus começaram a circular às 8 horas.

1ª Atualização, feitas às 8h10, incluindo a informação sobre o início da circulação dos ônibus da VCG.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.