em

Hospital Universitário está na capacidade máxima de ampliação

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) informou, nesta sexta-feira (19), que não tem a previsão de abertura de novos leitos destinados à covid-19 em Ponta Grossa, por enquanto. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Sesa-PR também revelou que o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais – único da cidade com leitos SUS destinados à covid-19 – está com sua capacidade máxima de ampliação.

Na tarde desta sexta-feira, quando a taxa de ocupação de UTIs da Ala Covid no HU estava em 97%, a Secretaria informou que os esforços já estão focados na Central de Regulação de Leitos. “A Central transfere os pacientes entre hospitais de uma mesma macrorregião e, quando não é possível, para hospital de outra macrorregião onde tenha vaga para ele ser assistido”, informou a assessoria de imprensa. A Ala Covid do HU possui atualmente 74 leitos, sendo 44 clínicos e 30 de UTI.

Em relação aos leitos gerais de UTI – não apenas voltados à covid-19 – a Sesa também disse não ter previsão de aumento de vagas, e confirmou a resposta da Fundação Municipal de Saúde, de que o aumento de ocupação se deve às situações de trauma, com a maior circulação de pessoas. A Secretaria não informou o que mudou em relação ao fluxo de pacientes entre municípios, diante desse novo cenário de elevação da taxa de ocupação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.