em

Em uma semana, HU salta de 78 para 104 leitos de covid-19

No final da tarde dessa terça-feira (5), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) informou que, a partir de agora, conta com 104 leitos dedicados exclusivamente ao atendimento de pacientes com covid-19. Uma semana atrás eram 78 leitos. Portanto, o HU possui agora 26 leitos a mais: um aumento de 33,3% nos últimos sete dias.

Com 20 novos leitos clínicos na Ala Covid, o HU conta agora com 36 leitos de UTI, 64 de enfermaria e 4 emergenciais. Outros quatro novos leitos de UTI anunciados na segunda-feira também serão liberados nos próximos dias. Assim, a capacidade de atendimento chegará a 108 internamentos de pacientes para tratamento de covid-19.

Internamentos

A medida tem a clara intenção de atender ao aparente aumento na demanda por internamentos, diante do avanço nos contágios. No momento, a Ala Covid possui 35 dos 36 leitos de UTI ocupados, 42 dos 64 leitos clínicos em uso e 3 dos 4 leitos emergenciais estão ocupados. O HU atende a pacientes de toda a Macrorregião Leste.

No final de dezembro, a Sesa chegou a informar que o HU não tinha possibilidade de abertura de novos leitos para covid-19. A mudança foi possível, principalmente, por meio do remanejamento de leitos já existentes.

Prédio anexo

Na segunda-feira (4), a UEPG informou que fará o uso emergencial do novo prédio anexo ao Hospital Universitário que foi projetado para ser a nova Maternidade via emenda parlamentar do deputado federal Aliel Machado (PSB), no valor de R$ 4 milhões. O espaço será destinado exclusivamente para pacientes que não estejam em tratamento da covid-19, como forma de liberar espaço para pacientes infectados pelo novo coronavírus e possibilitar maior segurança a pacientes com outras enfermidades.

Estrutura de internamento para covid-19

Leitos Clínicos

Assim como uma Unidade de Terapia Intensiva, contam com médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Quanto aos equipamentos, são idênticos também. Contam com bombas de infusão, monitorização contínua dos sinais vitais e 4 ventiladores mecânicos, além de outros equipamentos de suporte ao paciente crítico.

Leitos de Emergência

Contam com suporte suplementar de oxigênio para o paciente (quando necessário), por cateter ou máscara, sem ventilador mecânico exclusivo. A monitorização não é contínua com monitor multiparamétrico, como ocorre no leito de UTI e Emergência.

Leitos de UTI

Contam com bombas de infusão, monitorização contínua dos sinais vitais, ventiladores mecânicos, além de outros equipamentos de suporte ao paciente crítico e equipe multidisciplinar, médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros médicos especialistas.

405 – é o número de servidores que atuam, em escala, no atendimento a pacientes da Ala Covid do HU.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.