A Paróquia Imaculada Conceição, muito conhecida por ‘Igrejinha de Uvaranas’ está para fazer uma reforma completa no telhado do templo. O pároco, Frei Everton Jiupato, conversou com a reportagem do Portal DCmais/Jornal Diário dos Campos, que visitou o local.
Leia também: Suspeita de matar ex-companheiro de 24 anos é presa em PG
Segundo o religioso, boa parte do telhado é o mesmo desde a inauguração do templo, que foi elevado ao status de paróquia em 1955. Porém, as telhas instaladas na cobertura da igreja já não são mais fabricadas. Por isso, o frade afirmou que as novas telhas a serem instaladas tem um formato e tecnologia modernos, mas ainda mantêm a cor de cerâmica das telhas anteriores.
Reforma da Igrejinha de Uvaranas
A reforma é necessária, diz frei Everton, porque a igreja sofre com as tempestades que às vezes caem sobre o telhado antigo. A água entra no interior da cobertura, danificando a estrutura de madeira que sustenta as telhas, o forro, também de madeira, e causa infiltrações na parede. “Nossa ideia é conservar ao máximo possível a nossa Igrejinha. O novo telhado é para durar a vida toda”, diz.
Acontece que o prédio da Igrejinha de Uvaranas é tombado pelo Patrimônio Cultural da cidade. Foi necessário o diálogo com o Conselho de Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (Compac), para autorizar as alterações na estrutura do telhado. O processo levou cerca de seis meses, mas, segundo o pároco, o Compac foi bastante técnico e solícito na aprovação da mudança.
Contribuições por carnê
O pároco contou à reportagem que a paróquia está com a “Campanha do Metro Quadrado”. Os membros da comunidade podem se comprometer a arcar com os custos de um ou mais metros quadrados da obra. O custo para cada metro está estimado em R$ 200. No total, a troca do telhado compreende pelo menos 700 m² em obras.
Os fiéis e demais pessoas podem fazer as doações à vista, diretamente na secretaria da Paróquia, ou pegar um talão para pagamento das contribuições em até 12 prestações. O carnê pode ser coletado pelos interessados também na secretaria ou durante as missas da igreja. Para esclarecimentos, ligue (42) 3224-1757.