28 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Simulação de acidente testa eficiência do atendimento emergencial em PG


Por dmais Publicado 20/05/2016 às 18h46 Atualizado 23/02/2026 às 06h49
Ouvir: 00:00

A eficiência no atendimento emergencial pelos órgãos de socorro foi testada, na tarde desta sexta-feira, em Ponta Grossa, através da simulação de um acidente. Para manter a expectativa pelo inesperado – que são as situações atendidas no cotidiano -, a encenação aconteceu na hora, com um carro com três ocupantes (bonecos) despencando de um guindaste, a 30 metros de altura. “Até então, não sabíamos se ele cairia para o lado, com as rodas para cima ou de outro jeito”, disse o capitão José Adriano Spak, do 2º Grupamento de Bombeiros.

Spak explicou que o impacto simulou uma colisão frontal entre dois veículos ou ainda um carro e um poste ou outro anteparo, a uma velocidade de 80 quilômetros por hora. No carro, estavam supostamente dois adultos e uma criança no bebê-conforto. As vítimas foram atendidas no local por equipes do Siate, Samu e socorristas e médicos das concessionárias de rodovias.

A simulação encerrou o 1º Seminário de Integração no Atendimento Emergencial, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o 2º Grupamento de Bombeiros. O evento aconteceu entre ontem e hoje e reuniu cerca de 400 participantes do Paraná e também de São Paulo e Espírito Santo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.