em

Operação policial integra equipes de segurança em PG

Foi lançada nesta sexta-feira (30) a “Operação Conjunta Forças de Segurança dos Campos Gerais”. O início oficial das ações ocorreu em breve solenidade, no início da tarde desta sexta-feira, na sede do 1º Batalhão de Polícia Militar, no Bairro Ronda, em Ponta Grossa.

De acordo com o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Edmauro de Oliveira Assunção, o objetivo principal é promover a integração das equipes em todos os setores de segurança da região. Para isso, participam da Operação Conjunta os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Guarda Municipal, além de contar com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).

“A ação é integrada entre todos os órgãos de segurança, cada um em sua respectiva área. A PRE e PRF farão bloqueios nas saídas da cidade, a Polícia Civil já intensificou o cumprimento de mandados de prisão, a Polícia Ambiental estará nas saídas para áreas rurais”, descreve o coronel, lembrando que até mesmo helicóptero foi utilizado nas ações, principalmente com a Polícia Ambiental, em municípios vizinhos como Irati e Rebouças.

O delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial, Danilo Cesto, destaca que a participação da Polícia Civil na Operação teve início há alguns dias, e já resultou em seis mandados de prisão cumprido, totalizando 10 se forem somados aos mandados cumpridos juntamente com a Polícia Militar. “Também cumprimos dois mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira, e participamos da queima de drogas apreendidas nas últimas semanas”, disse Cesto.

 

Instalação do Graer

Na manhã deste sábado (1º), uma simulação de acidente, na região do Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas (Parque Ambiental) irá apresentar um pouco do trabalho do Corpo de Bombeiros. Mas a aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa) deve prender a atenção de quem assistir ao simulado. Será uma demonstração de como deve ocorrer o trabalho do Grupamento Aeropolicial de Resgate Aéreo (Graer) a partir de sua instalação na cidade. De acordo com o comandante do Bpmoa, tenente-coronel Roberto Sampaio Araújo, o Serviço está muito próximo de ser sediado em Ponta Grossa.  “Já vimos que o Aeroporto Sant’Ana tem uma área ideal para os pousos e decolagens, e agora estamos na fase de formação de equipes e convênios”, diz.

 

Guarda Municipal

A Guarda Municipal (GM) está atuando no apoio às demais forças policiais, juntamente com a AMTT. O secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, explica que a GM se tornou uma força policial importante, mas que ainda tem muito a amadurecer. “É uma força policial ativa e constante, mas ainda há muito a avançar, especialmente a partir do momento em que os agentes forem contratados no regime de trabalho estatutário, e não celetista”, opina Lovato.

Fábio Matavelli
Operação reúne todos os setores de Segurança Pública

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.