em

OAB de Ponta Grossa destaca ações junto à sociedade

A Ordem dos Advogados (OAB) – Subseção Ponta Grossa – é um órgão representativo na sociedade civil e, além de atuar junto ao exercício profissional da advocacia, também realiza ações em prol da sociedade. Em entrevista ao Jornal Diário dos Campos, a presidente em exercício da OAB em Ponta Grossa, Rubia Carla Goedert, comentou sobre os principais objetivos do órgão e ressaltou o papel da mulher frente à presidência.

"A OAB de Ponta Grossa conta com 47 comissões que são bem atuantes no sentido de desenvolver atividades para o conhecimento do advogado, mas também para atender a sociedade de maneira geral", explica. Entre as comissões apontadas por Rubia, estão a dos Direitos dos Animais e da Mulher.

Na comissão dos Direitos Tributários, por exemplo, a presidente comenta que serão realizados cursos gratuitos para esclarecer dúvidas sobre a declaração do imposto de renda. Outra frente bem importante destacada por ela é a comissão da Diversidade Sexual e também da Saúde. "Vivemos momentos de campanhas sobre a realização de exames e conscientização sobre algumas doenças. Neste ano, serão realizados muitos eventos relacionados, principalmente, com a saúde da mulher. A OAB é um órgão representativo de classe, mas também está voltado ao cuidado do cidadão", lembra.

Palestras na OAB também estão previstas para acontecer neste ano. "Estamos pleiteando a vinda de uma profissional, nome que ainda não podemos divulgar, para vir falar sobre o papel da mulher na política. Além disso, serão desenvolvidas diversas atividades para que o advogado tenha mais conhecimento e se atualize cada vez mais", diz.

Rubia Goedert ressalta importância da mulher frente à presidência. (Foto:José Aldinan)

Papel da mulher

Rubia assumiu a presidência a OAB, interinamente, em agosto de 2017, após o afastamento do presidente Edmilson Schiebelbein. Ela destaca como está sendo o desenvolvimento do trabalho desde então.

"Nós mulheres, no momento em que assumimos um cargo de chefia, temos o hábito de querer tudo perfeito. Estou dando continuidade ao trabalho que era exercido pelo dr. Edmilson. Vejo que a mulher tem a competência de dirigir uma ordem na cidade de Ponta Grossa, onde nós temos mais de 2,1 mil advogados inscritos na nossa subseção", comenta.

Esta também é a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo de presidência da OAB por tanto tempo. "Vejo como um grande desafio e me sinto lisonjeada. Já tivemos outras duas vices mulheres que assumiram por um tempo, mas não em longo período. Sinto que é o meu dever representar as mulheres. Nós ainda carregamos uma certa resistência e a desconfiança que uma mulher na presidência não daria conta. Mas, depois de algum tempo, tudo foi se encaminhando".

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.