em

Falta de cuidado com fogos de artifício pode causar acidente

Além das festas juninas, estamos em época de Copa do Mundo, momento de comemorar cada vitória do Brasil em jogo. É também a oportunidade que muitos aproveitam para soltar fogos de artifício. "As vendas de fogos de artifício nessa época de Copa aumentam muito mais, inclusive é superior a venda remetida a festas juninas", explica José Loureiro, comerciante de fogos de artifício. De acordo com Loureiro, mesmo com as vendas sendo 60% inferior a Copa de 2014, esse é o produto que os torcedores mais adquirem.

Mas é preciso ficar em alerta com esses produtos. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com as Sociedades Brasileiras de Cirurgia de Mão (SBCM) e de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), divulgado no mês passado, o Paraná registrou 179 internamentos causados por acidentes relacionados a foguetes nos últimos 10 anos. No país esse número chega a 5.063 no mesmo período.

O cuidados com os fogos de artifício devem ser observados no momento da compra do produto. “Procure se certificar que o local é legalizado. Quando a venda é feita em lugares não autorizados, sem a vistoria do Corpo de Bombeiros, pode ter falha no acondicionamento ou na embalagem. Isso pode colocar em risco a qualidade do produto”, alerta a Tenente Keyla Karas, responsável pela comunicação do 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros em Ponta Grossa.

Além de falhas que podem ser apresentadas no próprio produto, o manuseio errado ou desvio de trajetória põem em risco a vida e a saúde de pessoas que utilizam artefatos explosivos."É preciso alertar a população para que tome cuidado com os acidentes, já tivemos casos aqui em Ponta Grossa que a pessoa perdeu os dedos quando manuseou de forma errada um desses produtos", conta a Tenente.

De acordo com a tenente, quando usados de forma inadequada, os fogos de artifício podem causar sérias lesões. Além do risco de queimaduras graves, especialmente na área da face, pescoço e membros superiores.

Dicas para usar fogos de artifício com mais segurança

– Compre fogos de artifício apenas em lojas credenciadas.

– Siga corretamente as orientações e normas de segurança indicadas no rótulo do produto.

– Evite o acesso perto de crianças aos fogos.

– Não manipule fogos sob efeito de álcool, drogas ou medicamentos.

– Não tente

– Prefira usar extensores ou bases fixas para disparar os fogos

– Não solte fogos em locais fechados ou próximo a árvores, fiações elétricas ou produtos inflamáveis

– Mantenha sempre água ou um extintor próximo, caso seja necessário.

-Não guarde por muito tempo fogos em casa.

Em casos de acidentes com fogos de artifício, ligue imediatamente para o SAMU – 192, e SIATE-193.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.