25 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Empresa poderá ser notificada sobre lixo responsável por contaminar rio


Por dmais Publicado 25/01/2017 às 16h37 Atualizado 24/02/2026 às 01h52
Ouvir: 00:00

A empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA) poderá ser notificada pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Meio Ambiente, sobre problemas referentes a operação do Aterro Controlado do Botuquara. A ação é decorrente do lixo que está contaminando a nascente do Rio Cará-Cará, localizado próximo ao Aterro Controlado do Botuquara. A situação foi noticiada pelo Jornal Diário dos Campos na edição de quarta-feira (25).

Moradores da comunidade Emiliano Zapata, localizada próximo do aterro, informaram à reportagem que o córrego, que deságua no rio, traz lixo e chorume, que seriam referentes a 5ª célula, para dentro da comunidade.

O secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros, conversou com o DC e informou que, após uma vistoria realizada no aterro, na quinta-feira (25), os resíduos e o chorume que foram levados pelo rio não seriam decorrentes da 5ª célula do aterro – em funcionamento desde novembro do ano passado – mas de um local conhecido como transbordo, responsável por armazenar o lixo de forma provisória até que a construção daquela célula fosse concluída.

“Esses resíduos vinham sendo depositados neste local até que a conclusão da 5ª célula fosse finalizada. São coletados cerca de 300 mil toneladas de lixo por dia na cidade e a quantidade era levada para este transbordo. Após a conclusão da célula, os materiais que eram deste local estão sendo depositados aos poucos no espaço construído. Porém, a quantidade de chuvas acabou rompendo a barreira do referido transbordo e ocorreu esta situação”, disse Barros.

Plano

Segundo Barros, um Plano de Ação já está sendo elaborado para solucionar problema grave. “Estamos tomando todas as providências necessárias e, a primeira ação, foi colocar um maquinário no local para retirar parte dos resíduos, além de uma catação manual de todos materiais acumulados. Acredito que dentro de três dias a situação será revertida. Já o plano está sendo elaborado para solucionar o problema e reduzir a contaminação da água”, informou.

Com relação a PGA, o secretário relata que a empresa já está tomando as providências para realizar medidas de contenção da barreira. “Mesmo assim, estamos averiguando a situação e, com certeza, alguma notificação será aplicada para a concessionária. Ontem mesmo, a PGA informou que está tomando todas as providências para encerrar o derrame desse lixo”, garantiu o secretário.

Prefeitura e PGA trabalham para retirada de lixo próximo da nascente do rio/ Foto: Fabio Matavelli

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.