em

Empresa poderá ser notificada sobre lixo responsável por contaminar rio

A empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA) poderá ser notificada pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Meio Ambiente, sobre problemas referentes a operação do Aterro Controlado do Botuquara. A ação é decorrente do lixo que está contaminando a nascente do Rio Cará-Cará, localizado próximo ao Aterro Controlado do Botuquara. A situação foi noticiada pelo Jornal Diário dos Campos na edição de quarta-feira (25).

Moradores da comunidade Emiliano Zapata, localizada próximo do aterro, informaram à reportagem que o córrego, que deságua no rio, traz lixo e chorume, que seriam referentes a 5ª célula, para dentro da comunidade.

O secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros, conversou com o DC e informou que, após uma vistoria realizada no aterro, na quinta-feira (25), os resíduos e o chorume que foram levados pelo rio não seriam decorrentes da 5ª célula do aterro – em funcionamento desde novembro do ano passado – mas de um local conhecido como transbordo, responsável por armazenar o lixo de forma provisória até que a construção daquela célula fosse concluída.

“Esses resíduos vinham sendo depositados neste local até que a conclusão da 5ª célula fosse finalizada. São coletados cerca de 300 mil toneladas de lixo por dia na cidade e a quantidade era levada para este transbordo. Após a conclusão da célula, os materiais que eram deste local estão sendo depositados aos poucos no espaço construído. Porém, a quantidade de chuvas acabou rompendo a barreira do referido transbordo e ocorreu esta situação”, disse Barros.

Plano

Segundo Barros, um Plano de Ação já está sendo elaborado para solucionar problema grave. “Estamos tomando todas as providências necessárias e, a primeira ação, foi colocar um maquinário no local para retirar parte dos resíduos, além de uma catação manual de todos materiais acumulados. Acredito que dentro de três dias a situação será revertida. Já o plano está sendo elaborado para solucionar o problema e reduzir a contaminação da água”, informou.

Com relação a PGA, o secretário relata que a empresa já está tomando as providências para realizar medidas de contenção da barreira. “Mesmo assim, estamos averiguando a situação e, com certeza, alguma notificação será aplicada para a concessionária. Ontem mesmo, a PGA informou que está tomando todas as providências para encerrar o derrame desse lixo”, garantiu o secretário.

Prefeitura e PGA trabalham para retirada de lixo próximo da nascente do rio/ Foto: Fabio Matavelli

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.