em

Projeto para ampliação do Corpo de Bombeiros é readequado

O 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa está na expectativa para a obra de ampliação de sua sede, no Centro da cidade. Iniciada há alguns anos e parada ainda na fase de terraplanagem, a obra está passando por readequações em seu projeto e não há prazo para que seja reiniciada. Segundo o Governo do Estado, foram detectados problemas na fundação do terreno.

De acordo com a Prefeitura, há duas frentes de engenheiros elaborando o novo projeto: um grupo do Município e outro do Corpo de Bombeiros. A parte que cabe ao Governo Municipal deverá ser entregue à corporação dentro de 15 dias. A ampliação, orçada inicialmente em R$ 8 milhões, será custeada pelo Governo Estadual, que aguarda os novos projetos para reavaliar o custo para, então, abrir a licitação.

“Tem um terreno grande e limpo só esperando o início”, declara o comandante do 2º Grupamento, major Carlos Alberto Oliveira. Ele explica que a ideia é transferir toda a parte administrativa, de atendimento ao público, de vistoria e de comando para o prédio novo e manter no edifício antigo, usado atualmente por cerca de 100 bombeiros, o setor operacional.

Além do espaço físico estar se tornando pequeno, o prédio atual também precisa de reforma. “Há vários problemas estruturais, como forro com infiltração”, conta Carlos Alberto, lembrando que, no novo espaço, também será construído um alojamento feminino. Na época em que o edifício foi repassado aos bombeiros, não havia mulheres na corporação, mas, depois que elas ingressaram, foi preciso adaptar o imóvel.

 

 

Novo prédio será construído ao lado da atual sede / Foto: Fábio Matavelli

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.