em

Dono do maior acervo fotográfico de PG, Domingos Souza se despede da cidade em breve

Com mais de 60 anos de carreira e um acervo imensurável, o fotógrafo ponta-grossense Domingos Silva Souza, proprietário do tradicional Foto Elite, está prestes a se despedir da cidade. A mudança ainda não tem data marcada, mas deve acontecer no início do ano que vem. Seu Domingos, como é conhecido, irá acompanhar a família, que já está vivendo na cidade de Rondon do Pará-PA, no norte do Brasil.  

“Ainda não sei dizer exatamente quando será a mudança, pois tudo está dependendo de resolver algumas coisas na loja e entregar alguns trabalhos que já estão marcados para o final do ano. Quero deixar tudo em ordem para poder partir tranquilo, com tudo resolvido”. Sobre o futuro do Foto Elite, seu Domingos destaca que ainda não encontrou alguém para dar continuidade, portanto é possível que as portas sejam fechadas definitivamente depois de sua mudança.

“Não gostaria de fechar a loja, pois são 64 anos de existência do Foto Elite, mas a fotografia está em uma fase complicada. Da forma como está, não penso em passar para frente, a não ser que surja alguém que tenha bastante criatividade e dinamismo para assumir a loja, aí é diferente”, garante.

Em Rondon do Pará, seu Domingos pretende continuar trabalhando com o ofício ao qual dedicou praticamente sua vida toda. “Hoje em dia foto é estúdio, câmera e computador, se tiver essas três coisas, como eu tenho, dá pra abrir uma loja. Inclusive minha filha já andou olhando e tem condições de abrir um pequeno negócio lá”, adianta.

Acervo

Há mais de cinco décadas fotografando, seu Domingos possui um acervo de extrema importância histórica para a cidade. “Eu sempre digo que acho que tenho mais registros do que a própria Casa da Memória, porque tive muitos parceiros que também se interessavam por fotos antigas e a gente trocava muitas figurinhas, um completando o acervo do outro”, pontua.

Digitalização

Em 2012, o fotógrafo começou um trabalho de digitalização de seu acervo e passou a compartilhar na página do Foto Elite no Facebook. “Tem pessoas que fotografei há cerca de 30, 40 anos, e conforme ia postando elas iam se identificando nas fotos e isso é muito legal. O retorno desse trabalho foi muito bom e isso é o que me dá ânimo para continuar. Agora não sei exatamente como vai ser, mas gostaria de seguir digitalizando e postando as fotos”.

Parceria

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) fez uma proposta de parceria para seu Domingos e vai fazer um trabalho de digitalização de parte deste acervo, com foco nos registros da cidade. “É um serviço que vai ficar para sempre”, destaca o fotógrafo.

Confira a entrevista com o fotógrafo na íntegra, feita ao vivo em nossa página no Facebook:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.