em

Dança na 3ª idade proporciona benefícios físicos e mentais

As atividades físicas fazem bem em qualquer idade, principalmente, com a chegada do envelhecimento. Caminhadas, hidroginástica, natação, por exemplo, são exercícios indicados para pessoas acima dos 60 anos com o objetivo de proporcionar um bom condicionamento físico. A dança, porém, traz a música como uma importante aliada aos movimentos do corpo. Ela ajuda os idosos a estimular a flexibilidade, a confiança e o auto estima.

 

Fábio Matavelli
Baile da terceira idade contribui para a qualidade de vida dos idosos

 

“A dança ajuda o pulmão a trabalhar melhor, proporciona uma maior flexibilidade dos membros do corpo, além de trazer humor, confiança e qualidade de vida. Ela contribui ainda para que os idosos façam mais amigos e não se sintam sozinhos”, diz a professora de educação física, Shirlei Rocha.

A profissional dá aulas regulares para os idosos cadastrados no Departamento do Idoso da Prefeitura de Ponta Grossa. Para ela, as atividades físicas exigem a concentração e um esforço mental. “O nosso corpo passa por inúmeras transformações e ao longo do tempo ocorre um declínio da massa muscular. Por isso a importância dos exercícios”, ressalta.

Uma das ações promovidas no departamento é o baile da terceira idade que acontece todas as quartas. Participam cerca de 350 idosos que dançam os mais variados tipos de música. “Eles ficam à vontade para mostrar os passos que aprenderam ao longo dos anos”, comenta Shirlei.

Semana do Idoso

Para celebrar o Dia da Pessoa Idosa, comemorado em 1° de outubro, o DC acompanhará todas as atividades que serão realizadas a partir da próxima semana em Ponta Grossa.

Departamento busca professor de dança cigana

O Departamento do Idoso conta com um grupo de dança cigana que já realizou apresentações na cidade. Mas, segundo a professora Shirlei, as aulas seguem suspensas devido à falta de um professor. “Precisamos de um voluntário para que retome as aulas com os alunos. O fundamental é que esta pessoa tenha condições de trabalhar com os idosos e se identifique com eles”, lembra. Os interessados podem entrar em contato no Departamento do Idoso pelo número (42) 3225-1140.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.