em

Criança encontra sucuri em estação de captação de água no Paraná

Imagens mostram o momento em que a sucuri com quase cinco metros e cerca de 60 quilos foi localizada na madrugada de domingo (27) na estação de captação de água em Santa Helena, na costa oeste do Paraná.

A aparição do animal repercutiu nos meios de comunicação de toda a região, pois são raras a aparição de cobras da espécie na região , no vídeo que circula pelas redes sociais é possível ver a extensão do animal que de pesado chega a arcar a árvore que dobra para outra parte do muro.

Um menino estava com a família quando tropeçou no animal. Jovens que estavam com a criança na pescaria perceberam que era uma cobra e chamaram os guardas.

A Polícia Ambiental e a Defesa Civil estiveram no local para retirar a cobra,posteriormente ela foi levada para outra área, sem risco de contato com as pessoas.

Existem quatro espécies de sucuri, todas pertencentes à Família Boidae e gênero Eunectes. Essas espécies não possuem veneno e matam suas presas por constrição, ou seja, enrolam-se na vítima e exercem uma grande pressão que provoca asfixia. As sucuris vivem grande parte do tempo na água de rios e lagos (hábito semiaquático) e alimentam-se dos mais variados tipos de animais, tais como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Essas serpentes são mais ágeis quando estão na água, sendo assim, quando fogem de algum perigo, procuram imediatamente voltar para esse local. Estima-se que uma sucuri fique em média dez minutos submersa sem precisar de ir até a superfície.

As sucuris são répteis vivíparos e produzem cerca de 20 a 40 filhotes por gestação. Os filhotes nascem na água e não existe cuidado parental, ou seja, as mães não cuidam dos filhos. Dependendo da espécie de sucuri, a gestação pode durar seis meses.

Casos de humanos devorados por serpentes são frequentemente descritos, entretanto, não se conhece nenhum relato que apresente provas concretas. Porém, não se pode destacar essa hipótese, uma vez que existem indivíduos com mais de cinco metros de comprimento que seriam totalmente capazes de ingerir uma criança, por exemplo. Vale destacar que relatos de graves mordidas, apesar da ausência de veneno, e constrição são conhecidos.

Acredita-se que uma sucuri possa atingir até 10 metros de comprimento e pesar 100 kg, entretanto, esse tamanho não é facilmente encontrado na natureza. Esses animais crescem durante toda a sua vida, por isso, quanto maior uma serpente, mais velha ela é. Uma sucuri vive em média 30 anos.

Muitos pesquisadores acreditam que a falta de sucuris gigantes na natureza é uma consequência da destruição de habitat e da caça. É importante frisar que a morte desses animais é um crime ambiental e pode gerar multas.

Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.