em

Carros usados: vantagens x desvantagens na compra  

Mulher sorridente dentro de carro, olhando pela janela.
Um carro usado oferece um melhor custo-benefício. Foto: Freepik.

O investimento em um carro usado pode ser interessante para quem deseja economizar (principalmente quando a comparação são os valores de veículos novos).  

Com isso em mente, criamos um breve panorama das vantagens e desvantagens dos carros usados. Confira a seguir, alguns dos principais pontos relacionados a mecânica, quilometragem e documentação.  

Vantagens de carros usados:  

  • Melhor custo-benefício: já ouviu aquela máxima “saiu da loja, perdeu valor”. Pois então! Dependendo das condições, você pode adquirir um carro usado a um custo até 30% menor do que um carro zero-quilômetro. Entretanto, antes de realizar a compra, verifique a Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para se certificar dos valores tabelado e criar oportunidades de negociação. 
  • Menor depreciação: apesar de sofrer desgastes naturais devido ao uso constante, um carro é considerado um bem durável. Ou seja, mantendo as revisões em dia e o veículo em bom estado de conservação, as chances de conseguir um bom valor de revenda são boas.  
  • Transparência no histórico: exija as informações sobre o histórico do carro usado que pretende comprar. Isso possibilita ao comprador uma escolha mais assertiva.   
Palma da mão virada para cima, segurando a chave de um carro.
Tenha um veículo usado na garagem da sua casa, para propiciar benefícios na rotina.

Desvantagens:  

  • Problemas mecânicos: é claro que o carro novo e recém-saído da fábrica tem mais garantias em comparação ao usado. Por isso, sempre vale contar com a avaliação de um mecânico de confiança para evitar uma má compra ou problemas futuros.   
  • Garantias menores: se você optar por comprar um carro usado em uma loja, pode sempre contar com o respaldo do Código de Defesa do Consumidor (CDC), disposto no art. 26. O CDC concede o direito de reclamar pelos “vícios aparentes ou de fácil constatação”. Porém, o prazo para esse recurso caduca em trinta ou noventa dias, dependendo do caso.  

OBS: caso o consumidor faça negócios diretamente com o proprietário, este deve recorrer ao Código Civil Brasileiro, quando identificar “situações de má-fé”.  

Em resumo, durante uma compra de carro usado, as garantias podem variar bastante.  

  • Possibilidade de fraudes: outro cuidado são os golpes e fraudes praticados em grande volume nas plataformas e redes digitais. Por isso, verifique o histórico e a procedência do veículo, além de multas de trânsito ou outras pendências legais.  

Já teve alguma experiência positiva ou negativa durante a compra de um carro usado? Compartilhe com a nossa equipe aqui nos comentários. 

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.