em

Volta do público na Série B: GK passou 18 meses sem torcida

Foto: José Tramontin / Arquivo OFEC

O dia 22 de setembro de 2021 vai ser especial para o torcedor do Operário Ferroviário. Após 18 meses, o Estádio Germano Krüger terá torcida na arquibancada. O Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro, intermediado pela CBF na tarde de hoje (17), decidiu pela volta do público na Série B naqueles estádios de clubes que já possuem aval de suas respectivas cidades. Foram 14 votos favoráveis e 6 contrários.

No caso do Operário, Ponta Grossa havia liberado a presença de torcedores antes mesmo do acordo entre as equipes ser oficialmente firmado. Foi uma forma da direção se antecipar e ter de imediato o apoio da torcida assim que a liberação da Confederação Brasileira ocorresse.

Diante da decisão, o Fantasma já terá a presença do torcedor alvinegro na próxima rodada da Série B, quando recebe a Ponte Preta em Vila Oficinas. A partida, válida pela 25ª rodada do Brasileiro, está agendada para quarta (22), a partir das 21h30.

18 meses

O último jogo com torcida no Germano Krüger foi no dia 8 de março do ano passado. Naquela oportunidade o Operário ficou no empate de 1 a 1 com o Toledo pelo Campeonato Paranaense 2020. De lá para cá o coronavírus se alastrou pelo planeta e as medidas sanitárias barraram a presença de público.

Jogadores com passagens no ano passado e no começo desta temporada, caso do artilheiro Ricardo Bueno, por exemplo, deixaram o clube sem sentir o calor alvinegro. O próprio técnico Matheus Costa, que chegou em Ponta Grossa no mês de outubro, ainda não comandou o time com os torcedores.

Ao todo, o Fantasma atuou 39 vezes em Vila Oficinas sem o canto da torcida. Nesse período foram 22 vitórias, 10 empates e 7 derrotas – aproveitamento de 64,95%.

Nesta Série B, o Operário tem a 10ª campanha como mandante. São 20 pontos somados em 12 partidas dentro de casa. Em 2019, quando tinha a presença dos torcedores, o Fantasma fechou a Segunda Divisão Nacional com o 4° melhor desempenho entre os mandantes.

Protocolo

No Conselho Técnico, ficou decidido que as condições de retorno das torcidas, assim como o percentual de ocupação dos estádios, vai ocorrer de acordo com cada município. Inicialmente, o Operário divulgou protocolo limitando a capacidade do Germano Krüger em 20%, o que representaria pouco mais de 2,5 mil torcedores. Nos próximos dias, o clube promete definir mais detalhes sobre a retomada.

Protocolo inicial divulgado pelo Operário

• Limitação do público em 20% da capacidade do Estádio Germano Krüger – pouco mais de 2,5 mil torcedores.

• Presença apenas da torcida mandante (Operário Ferroviário).

• Aferição de temperatura corporal como critério para entrar no estádio.

• Uso obrigatório de máscaras de proteção facial, autorizadas pela Anvisa, nos ambientes internos e externos do estádio, durante todo o período de permanência.

• Distanciamento social dos assentos e setores durante o período de permanência.

• Realização OBRIGATÓRIA do teste RT-PCR para detecção de eventual contaminação pela covid-19 em até 72h que antecedem a partida ou o teste de detecção de antígeno em até 48h que antecedem a partida.

• Em caso de vacinação plena (ciclo imunizatório completo – duas doses da vacina) será dispensada a testagem.

• O ingresso será digital.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.