em

Volta do Amador de Futebol conflita com Decreto do Município

Norma vigente não permite atividades por mais de 60 minutos; Liga de Futebol cogita retomada na próxima semana

César Roberto Pitela acumula 17 anos à frente da Liga de Futebol de Ponta Grossa. Foto: Arquivo DC

A intenção da Liga de Futebol de Ponta Grossa (LFPG) de retomar o Campeonato Amador na primeira quinzena de setembro deve ir por água abaixo. O Decreto mais recente publicado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa que permite a prática esportiva em espaços abertos proíbe atividades que tenham duração superior a 60 minutos.

Mesmo em conflito com a norma do município, dirigentes da entidade responsável pela organização do torneio e diretores dos 17 clubes envolvidos vão se reunir nesta quinta-feira (3), a partir das 19h, na sede da LFPG para discutir um possível retorno em 13 de setembro.

“Vamos ver a questão da volta na reunião, mas o decreto nos autoriza desde que todos cumpram os os critérios descritos”, explana o presidente da LFPG, César Roberto Pitela, em referência ao Decreto 17.689, de 28 de agosto de 2020.

O documento deixa claro logo no início: “deverão os organizadores da modalidade diminuir o tempo de jogo, a fim de que os participantes fiquem no local pelo prazo máximo de 1 hora”.

Questionado sobre este item e a possibilidade de alterar o tempo de jogo do Campeonato Amador, Pitela foi taxativo. “Isso não vamos fazer. Não existe futebol com menos de 90 minutos, principalmente de campo. Esse item é para futebol society”.

A reportagem do DC entrou em contato com a Município para saber se haveria possibilidade de retomada da competição descumprindo o primeiro item. Via assessoria, a Prefeitura retornou informando justamente que a volta no momento não é permitida pois as atividades estão limitadas a uma hora apenas.

De acordo com Pitela, a responsabilidade pela volta será toda dos clubes. “A decisão será deles. Antes do dia 12 não vamos começar”, apontou. Na reunião desta quinta (3), todos os dirigentes vão receber cópia do Decreto atual para ser cumprido, com exceção do item que dispõe sobre a duração da prática esportiva.

Para a retomada ocorrer dentro das normas, a Liga de Futebol de Ponta Grossa deveria esperar a publicação de um novo Decreto do Município visto que a atual ‘regra’ não tem data estipulada para expirar.

Paralisação

O Campeonato Amador de Futebol foi paralisado no início de março por conta da pandemia do novo coronavírus. A competição estava na quinta rodada – antes da metade da fase de classificação. A interrupção que dura quase seis meses prejudicou o calendário da LFPG. Nem todas as categorias programadas para o ano serão realizadas. São os casos dos torneios de base e do Sênior.

“Talvez organizemos o Máster, mas dividido em chaves para dar tempo de terminar esse ano ainda”, explica César Roberto Pitela.

Dificuldades

A Liga de Futebol de Ponta Grossa enfrenta obstáculos de calendário e financeiros em virtude da paralisação pela covid-19. Na questão de datas, o objetivo da entidade é conseguir finalizar o Amador antes da virada do ano. “Se reiniciar logo, termina no fim de novembro”, frisa o presidente, considerando pausas nas eleições municipais em 15 e 29 de novembro.

Já o rombo nos cofres da LFPG gira próximo dos R$ 4 mil. Segundo Pitela, todos os clubes deixaram de pagar as mensalidades durante os seis meses de paralisação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.