Um indivíduo furtou uma peça de um hidrante de recalque de um edifício residencial no Jardim Carvalho, em Ponta Grossa, durante a madrugada da quarta-feira (4). O caso foi registrado por câmera de segurança do prédio pouco depois da meia-noite e o condomínio acabou ficando sem água.
Leia também: Campi da UEPG e Museu Campos Gerais receberão obras de revitalização
As imagens mostram que o homem se aproxima, abre a tampa do bueiro e usa a própria peça para quebrar o hidrante de recalque, levando consigo parte da estrutura. É comum que peças hidráulicas desta natureza sejam feitas de cobre, aço ou bronze, tendo valor no mercado paralelo.
Devido ao dano na tubulação, um intenso vazamento de água começou imediatamente após a ruptura. O homem deixou o local com a peça, enquanto a água jorrava pela via pública. A Sanepar foi consultada sobre o caso e disse que o hidrante de recalque é de responsabilidade do condomínio. O prejuízo deve recair sobre os condôminos.
O síndico, que preferiu não se identificar, relatou que não é a primeira vez que o prédio é alvo de furtos patrimoniais: as grades das lixeiras do prédio também já haviam sido levadas por ladrões. Ele disse que não fará boletim de ocorrência do caso. “Nas vezes anteriores alertamos à polícia, porém, normalmente são usuários de drogas que já se livram das peças e não adianta muita coisa denunciar”, disse.