em

Vereadores de PG aprovam criação da Farmácia Solidária

(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Os vereadores de Ponta Grossa aprovaram, em primeira discussão, na sessão desta segunda-feira (9), o projeto de lei 98/21, de autoria dos vereadores Dr. Erick Camargo (PSDB) e Daniel Milla (PSD), que institui o Programa Farmácia Solidária, para doação, reaproveitamento e distribuição de medicamentos para a população mais vulneráveis.

A medida, que foi bastante elogiada pelos demais parlamentares, tem como objetivo viabilizar a doação e reaproveitamento de medicamentos em condições de uso para auxiliar no tratamento de saúde das pessoas, por meio do acesso gratuito aos medicamentos, prevenientes de doações da comunidade e instituições da sociedade civil.

Conforme o projeto, será permitida a doação de cartelas, sem que seja necessária a caixa completa e lacrada de medicamentos; que serão triados por profissional responsável. O PL prevê ainda que pontos de coletas poderão funcionar em entidades filantrópicas, universidades, faculdades, estabelecimentos comerciais, instituições religiosas e da sociedade civil.

Para os autores, o programa, ao retirar os medicamentos das residências, reduz o perigo de automedicação, racionaliza o uso, e evita o desperdício. Ao selecionar os itens, os farmacêuticos solidários realizam o descarte adequado, seguindo protocolos científicos. Outro ponto positivo está na distribuição gratuita dos produtos e a oferta de serviços farmacêuticos aos pacientes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.