em

Veja 5 boas notícias sobre covid que circulam em Ponta Grossa

Pesquisas sobre vacina para covid-19 avançam

Em um trabalho de curadoria, selecionamos cinco fatos que durante a semana circularam em Ponta Grossa e mostram o avanço das pesquisas no Brasil e no mundo sobre o novo coronavírus, assim como ações que vêm sendo desenvolvidas para combater a pandemia. Confira:

1 – Johnson & Johnson testará vacina no Paraná

A Johnson & Johnson pretende testar sua vacina experimental contra o novo coronavírus em até 60 mil voluntários, em um ensaio clínico em estágio final previsto para começar em setembro.

O teste será conduzido em cerca de 180 locais nos EUA e em outros países, incluindo o Brasil e o México, de acordo com a informação publicada no clinictrials.gov.

De acordo com a Anvisa, os testes no Brasil serão feitos com 7 mil voluntários distribuídos nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte. A previsão é que a vacina esteja disponível para uso no início de 2021.

Fonte: Agência Brasil.

2 – Pesquisadores desenvolvem aparelho que detecta coronavírus no ar

Pesquisadores do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), e da startup Omni-electronica desenvolveram uma tecnologia que permite capturar amostras do novo coronavírus no ar para monitorar a segurança de ambientes com grande concentração de pessoas.

Chamado de Spiri, o sistema já existia e foi criado por ex-alunos da Escola Politécnica da USP, que fundaram a startup. Com a instalação do aparelho em locais estratégicos, como estações de trem e metrô, é possível planejar um retorno mais seguro às atividades econômicas.

Fonte: Agência Brasil

3 – Vacinação pode começar em 2021

Mais de meia dúzia de empresas farmacêuticas de todo o planeta estão realizando testes clínicos avançados, cada um com milhares de participantes, e várias esperam saber, até o fim deste ano, se suas vacinas contra covid-19 funcionam e são seguras.

Várias farmacêuticas, incluindo Moderna, AstraZeneca e Pfizer Inc, dizem acreditar que produzirão mais de 1 bilhão de doses de uma vacina no ano que vem.

A empresa de biotecnologia alemã CureVac não descartou um processo de aprovação acelerado para sua vacina em potencial, e espera colocá-la no mercado em meados de 2021. Já a Rússia disse que sua vacina estará disponível até o fim deste mês.

Fonte: Agência Brasil

4 – Aumenta o número de leitos na Ala Covid do HU de Ponta Grossa

A ala neonatal, materno e infantil do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, foi transferida ao Hospital da Criança João Vargas de Oliveira, para dar lugar a novos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta quarta-feira (19) na cidade e formalizou a migração para a nova unidade. Com a transferência, o HU ganhará mais 26 leitos clínicos, chegando a 50.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

5 – Recuperados

Conforme os dados de sexta-feira (21) do boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em Ponta Grossa 1.555 pessoas já se recuperaram da covid-19. No mundo, há 14.457.309 de recuperados.

Fonte: Fundação Municipal de Saúde e Organização Mundial de Saúde.

Naiâne Jagnow é estudante do último ano de Jornalismo na Unisecal e estagiária regulamentada do Diário dos Campos. A produção deste conteúdo foi supervisionada pelo editor-chefe Walter Téle Menechinio.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.