em

VCG diz que não há possibilidade de pagar funcionários em parcela única

Foto: Arquivo DC

A Viação Campos Gerais (VCG) afirmou, através da assessoria de imprensa, que neste momento não há possibilidade de pagar os salários dos funcionários em parcela única. O parcelamento dos salários dos 1.100 funcionários iniciou no mês de maio de 2020, quando a empresa alegou problemas financeiros por conta da pandemia do coronavírus.

Desde então, os trabalhadores recebem o salário em três parcelas por mês. O presidente do Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores do Transporte em Ponta Grossa e Região (Sintropas), Luis Carlos de Oliveira, explica que os funcionarem não querem mais o parcelamento. “Nós entramos com uma ação na justiça para reverter esse modo de pagamento e agora aguardamos uma decisão”, conclui. A VCG não confirmou se já foi notificada sobre esta ação.

Para tentar auxiliar a empresa e resolver as questões dos pagamentos, o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Celso Cieslak, e outros secretários municipais se reuniram com diretores da empresa esta semana. “Eles nos apresentaram as questões financeiras que estão passando e o jurídico da prefeitura irá analisar se o governo municipal pode auxiliar em algo”, completa.

Cieslak ressalta que a Prefeitura de Ponta Grossa não tem obrigação em ajudar financeiramente a empresa, mas que irá acompanhar a situação para que os funcionários da VCG não fiquem sem salários ou ocorra novas demissões.

Queda de passageiros

Segundo dados divulgados pela prefeitura de Ponta Grossa, a VCG registrou uma queda de 36% de passageiros pagantes no sistema do transporte público. Em um dado comparativo, em dezembro de 2019, a empresa contou 82 mil passageiros utilizando os ônibus diariamente. Já no mês de dezembro de 2020, a VCG registrou 52 mil usuários pagantes por dia.

por Melissa Eichelbaun

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.